INAUGURAÇÃO

Intervenção artística marca abertura da exposição Rios Des.Cobertos no Sesc Jundiaí

A intervenção artística da banda Coco das Águas Doces encantou quem esteve prestigiando a inauguração da exposição Rios Des.Cobertos neste sábado, 09, às 15h, no Sesc Jundiaí. Com a musicalidade e simpatia que lhes são características, as meninas do samba de coco apresentaram um repertório especial, com foco no tema principal da tarde: a água. Acompanhando o público da Área de Convivência da unidade até a Área de Exposições, elas passaram a palavra a João Doescher, programador do Sesc Jundiaí, e aos representantes do Coletivo Rios e Ruas. Ambos instigaram o público presente a conhecer os rios encobertos sob nossos pés – alguns deles, inclusive, passam tão despercebidos que nem chegaram a ganhar um nome.

Inaugurada oficialmente neste sábado, a mostra Rios Des.cobertos descortina as águas que correm pela cidade em projeção mapeada e interativa, trazendo ao público a relação com o processo de urbanização e as transformações ocorridas nas hidrografias originais das bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ) e Médio Tietê. Afinal, os rios da região continuam vivos e merecem ser (re)descobertos. Em cartaz até 26 de agosto, a exposição tem visitação gratuita.

 

LEIA MAIS: Projeto ‘Brazuka’ exalta amor no Happy Hour de terça-feira

Por meio de projeção mapeada, Rios Des.Cobertos une arte, tecnologia e sustentabilidade, levando ao público o processo de urbanização das cidades e as transformações ocorridas nas hidrografias originais das bacias dos rios Piracicaba, Capivari, Jundiaí e Médio Tietê. Com maquetes em 3D é possível compreender o funcionamento sistêmico dos cursos d’água e as interferências humanas, além de conhecer uma extensa rede de rios e riachos encobertos por ruas e avenidas.

Com produção do Estúdio Laborg e Iniciativa Rios e Ruas, a instalação tem caráter educativo e ambiental. “Os rios são apresentados a partir de projeções organizadas em camadas, possibilitando uma experiência lúdica e ao mesmo tempo cheia de informações. Assim, o público pode não só descobrir os rios como também ter um entendimento das condições naturais das cidades e os desafios trazidos pelo desenvolvimento”, explica Deborah Dias, programadora do Sesc Jundiaí.

A exposição “Rios Des.Cobertos” pode ser visitada até 26 de agosto, de terça a sexta, das 09h às 21h30, aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h30. O agendamento para grupos, para visitação com monitoria, pode ser realizado pelo e-mail agendamento@jundiai.sescsp.org.br.

 

Foto: Tatiane Silvestroni- Sesc Jundiai

COMENTE

Comente

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Loading Facebook Comments ...