PIANISTA

Nelson Ayres abre ‘Expressão Musical’ 2018 no Polytheama

A segunda edição da “Série Expressão Musical” já tem estreia marcada. Será no dia 28 de julho, às 20h30, com apresentação especial do pianista Nelson Ayres e convidados no Teatro Polytheama. A maestrina Vastí Atique, produtora dos concertos, destaca que, além da apresentação, o pianista fará um bate-papo com o público antes do espetáculo, a partir das 18h30. “Esse contato com o artista é um momento muito bacana. Entre outras coisas, ele vai explicar um pouco sobre o espetáculo”, adianta.

Para o concerto de abertura edição, Nelson Ayres se une a dois grandes nomes da música internacional: o saxofonista inglês John Surman e o percussionista americano Rob Waring. O trio mostrará ao público a verdadeira essência do jazz, tocando as faixas do recém-lançado CD “Invisible Threads”, projeto musical encabeçado por Surman.

LEIA DESTAQUES DE CULTURA

A próxima apresentação será em agosto, com a Companhia de Teatro Imago, que volta a Jundiaí acompanhada da Orquestra Sinfônica de Sorocaba para apresentar a obra “O Carnaval dos Animais”, de Saint-Saens. O concerto, voltado para o público infantil, mostrará a magia e a ludicidade do teatro negro com bonecos que representarão diferentes bichos, cada qual com seu tema musical específico. A apresentação está agendada para o dia 19 de agosto, às 17h, também no Teatro Polytheama.

A série continua em setembro, no dia 22, às 20h30, com a apresentação do Quarteto de Veneza. Destaque na Europa pelo seu domínio perfeito da técnica e pelo poder de suas performances, o quarteto de cordas italiano vai homenagear grandes nomes da música clássica, como Boccherini, Mozart e Beethoven.

A Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas será a encarregada de encerrar a temporada 2018 com chave de ouro. Sob a regência do maestro Victor Hugo Toro, o grupo campineiro apresentará grandes clássicos da música erudita no concerto marcado para o dia 24 de novembro, às 20h30, no Polytheama.

Formação de plateia

Além dos concertos programados para a temporada 2018, o projeto dá sequência aos trabalhos de formação de plateia. Assim como no ano passado, serão realizadas palestras educativas na Pinacoteca Diógenes Duarte Paes, em Jundiaí. Os encontros, ministrados pelo musicólogo Daniel Motta, sempre uma hora e meia antes dos espetáculos, apresentarão a história, aspectos técnicos e curiosidades sobre as obras. Como novidade no concerto de 28 de julho, em vez da palestra, haverá um bate-papo com o músico Nelson Ayres no Teatro Polytheama das 18h30 às 19h30.

Produzidos pela Atique&Atique, os concertos da “Série Expressão Musical” integram a programação anual dos Concertos Astra-Finamax e são viabilizados pelo Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo (Proac).
Os ingressos custam R$ 10 e podem ser adquiridos na bilheteria do Teatro Polytheama. O total arrecadado com a venda dos convites é destinado 50% à Fundação Casa da Cultura, 25% ao Instituto Jundiaiense Luiz Braille e 25% ao Coral Infanto-Juvenil Pio X, todos de Jundiaí.

 

Para o concerto, o pianista se une ao saxofonista inglês John Surman e ao percussionista americano Rob Waring (Foto: Divulgação)

COMENTE

Comente

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Loading Facebook Comments ...