ESPORTE

Atletas do Peama se destacam em eventos internacionais

Os atletas do Programa de Esportes e Atividades Motoras Adaptadas (Peama) de Jundiaí têm se destacado nos eventos que participam. Alguns representaram o Brasil, neste mês, em Santo Domingo (República Dominicana) competindo pelo Mundial de Tênis das Olimpíadas Especiais e voltaram para casa com várias medalhas. O próximo desafio fora de terras brasileiras está agendado para março, com a disputa de 22 modalidades, contra 180 países pela Special Olympics em Abu Dhabi.

O diretor de Planejamento da Unidade de Gestão de Esporte e Lazer (UGEL), Petrus Esteves, viajou com o grupo sendo um dos técnicos. Ao todo, a delegação brasileira contou com seis atletas: Alexandre Brasci, Ana Paula Pereira (Itupeva), Bruno Pires, Camila Rosolem, Thiago Ramazini e William Camilo (Itupeva). Ana Paula e Camila foram campeãs de simples no nível 2, que é disputado com a bola vermelha. Alexandre e Thiago faturaram um ouro, em simples, no nível 3, na quadra laranja de 18 metros. Os dois também conquistaram o bronze na dupla tradicional, formada apenas por atletas com deficiência intelectual. William se sagrou campeão no nível 5, disputado em quadra normal e com bola amarela. Bruno ficou com o terceiro lugar. Os resultados foram excelentes”, comenta o técnico.

Conceição Braga não é deficiente, mas se dedica como voluntária no Peama e viajou com o grupo para formar dupla unificada (quando há um parceiro sem deficiência) com o atleta William. Eles conquistaram medalhas de bronze para a equipe na competição na República Dominicana. “Foi uma vivência completamente diferente. A valorização não é pela vitória, mas sim pelas conquistas por participar e viver uma experiência diferente, com autonomia”, comenta a mulher, que pela primeira vez disputou um evento internacional fora do Brasil. A competição em Santo Domingo reuniu 258 atletas com deficiência intelectual de 31 países de 9 a 17 de novembro.

Segundo a diretora Nacional e coordenadora Global das Olimpíadas Especiais (Special Olympics), Maria Teresa Leitão, educadora do Peama, Jundiaí conta com muitos talentos esportivos. “Alguns atletas que irão para Abu Dhabi participaram do Torneio Mundial de Tênis e tiveram resultados fantásticos. Os eventos são diferentes, mas a vivência internacional possibilita oportunidades de desenvolvimento desses alunos”, explica. Os jundiaienses participaram como delegação brasileira no evento mundial, junto com 7 mil atletas.

PMJ

COMENTE

Loading Facebook Comments ...

Comente

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *