Colunas Top
Entrevistas
Moda
Turismo
05/05/2017 10h32 - RG MASCULINO
Os segredos de Leo Young
Ellen Fernandes
efernandes@jj.com.br
Em “A Cozinha de Leonardo Young” o autor também compartilha receitas que alimentam nossa alma e nos fazem lembrar dos pratos de família

Vencedor da terceira temporada do MasterChef Brasil em 2016 e fenômeno nas redes sociais, o empresário paulista Leonardo Young comemora a repercussão positiva do lançamento de seu primeiro livro de culinária, ‘A Cozinha de Leonardo Young’, pela Astral Cultural. Além de contar sua trajetória na cozinha, o autor e chef apresenta receitas únicas e deliciosas para os leitores, inclusive a mais famosa que o levou a ganhar o programa e demonstra o motivo pelo qual ele foi o favorito.

Apesar da inspiração dos pais, cozinheiros de mão cheia – a mãe, austríaca, domina a cozinha europeia, enquanto o pai, chinês, é especialista na culinária oriental - apenas em 2004, após viajar para Tailândia e para a China, é que a sua paixão pela culinária ganhou força.

Ao experimentar sabores exóticos em terras orientais e descobrir um universo de novos temperos com sabores que ele nunca tinha provado no Brasil, o empresário paulista, formado em administração de empresas pela PUC de São Paulo, se encantou e começou a fazer suas próprias experiências e desenvolver o seu lado chef.

Foi então que Young decidiu participar do reality show exibido pela TV Bandeirantes, baseado em sua experiência e também pelo desafio de se aventurar na competição acirrada. Mesmo sob pressão, ganhou confiança, começou a crescer nas provas e percebeu que tinha chances de ganhar. E foi graças a sua especialidade, a gastronomia asiática, que destacou-se na competição com a criação do prato ’Carpaccio de vieira e rabanete com vinagrete’ (confira a receita nas próximas páginas).

No livro, o chef que atualmente dedica-se integralmente à culinária, ensina a fazer pratos criativos e cheios de sabores, alguns, inclusive, sem gastar muito tempo na cozinha. Neste livro, eu escolhi algumas das receitas que eu mais gosto para dividir com vocês. A ideia é surpreender meus leitores com os sabores que tocaram meu coração e passar um pouco de todo o conhecimento que eu adquiri até então. Espero que vocês possam se apaixonar pela gastronomia assim como eu, e, com isso, testar seus próprios sabores e adaptações e dividir comigo essa experiência, afinal acredito que cozinhar é uma das formas mais genuínas de se transmitir amor.”, afirma Leonardo Young

A obra, licenciada pela produtora Endemol Shine Brasil, foi lançada dia 29 de março em um badalado coquetel na Livraria Cultura, do Conjunto Nacional, em São Paulo, com a presença de amigos, fãs e celebridades. Em entrevista exclusiva à Hype, ele lembra que a ideia surgiu logo após ganhar o show de talentos culinários. “As pessoas me pediam as receitas que fiz durante o programa”, conta. Confira a entrevista:

 

 

HYPE: Como surgiu a ideia de escrever o livro?

LEO YOUNG: Logo após vencer o MasterChef as pessoas me pediram muito para compartilhar as minhas receitas que se destacaram no programa. Além disso, sempre que eu publico uma foto de comida nas redes sociais os seguidores solicitam a receita. Desse modo, o livro nada mais é que uma maneira de compartilhar as minhas receitas prediletas, parte do meu conhecimento e as receitas que eu fiz no reality. É uma maneira muito gostosa de interagir com o público que acompanha o meu trabalho.

 

Como foi o processo de escolha das receitas?

Neste livro reuni as minhas 52 receitas preferidas e compartilho meus segredos e dicas na cozinha. O público vai encontrar os melhores pratos do Masterchef, opções rápidas para o dia a dia, doces, pratos mais elaborados, asiáticos e também receitas que alimentam nossa alma e nos fazem lembrar dos pratos de família.

 

Como está sendo a repercussão do lançamento do livro?

O lançamento do meu livro foi incrível! Livraria lotada e muitas pessoas queridas, amigos, familiares e fãs. Adoro esse contato com o público. Foi uma noite inesquecível. Esse é sem dúvidas um dos projetos mais fascinantes da vida. Após o lançamento oficial a repercussão do público está sendo muito positiva.

 

Até agora qual sabor mais exótico que experimentou?

Foram os insetos que eu comi na Tailândia, uma tradição do país.

 

O que prefere: pratos doces ou salgados?

Sem dúvida alguma eu prefiro os pratos salgados!

 

Você defende que a comida não tem necessidade de ser rebuscada para ser boa. Então o que é preciso, na sua opinião, para se fazer uma boa comida?

Equilíbrio e potência entre os sabores: salgado, doce, azedo e amargo. A acidez, por exemplo, é indispensável em um prato. Ingredientes frescos também são imprescindíveis. Por fim e não menos importante, é fundamental cozinhar com alma, alegria e paz, pois acredito que a energia do cozinheiro é transmitida para o alimento.

 

Quais seus planos para a carreira gastronômica?

Acabei de lançar meu livro, um dos projetos mais incríveis da minha vida. Na sequência quero focar meus esforços no meu novo negócio de cozinha asiática e fazer o curso que ganhei em Paris na Le Cordon Bleu.

 

…………………..

 

Receita premiada

Carpaccio de vieira e rabanete com vinagrete

 

Ingredientes

250 g de vinagre de arroz

100 g de saquê mirim

30 g de ovas massagô

1 rabanete orgânico branco

1 rabanete orgânico roxo

1 ramo de cebolinha

5 vieiras

Flor de sal

Brotos

Azeite

 

Modo de preparo

Corte as vieiras em fatias bem finas e coloque em um recipiente com gelo embaixo, para manter refrigerado. Fatie o rabanete no mandolim em fatias bem finas e coloque na água com gelo. Não misture o rabanete roxo com o branco.

Misture o vinagre, o saquê e a cebolinha em um mixer e bata bem até virar um molho verde escuro. Adicione um pouco de azeite. Para montar, intercale uma vieira com rabanetes de cada cor. Adicione as ovas em cima da vieira e, na sequência, coloque a flor de sal e brotos. Coloque gotas de vinagrete de cebolinha pelo prato.

 

Tempo de preparo

45 minutos

 

 

 

 

Outras notícias sobre ENTREVISTAS LISTAR TODAS
05/05 -  Sebastiana, a matriarca da família Gebram
05/05 -  Vanessa vive a experiência de interpretar uma diva do teatro
05/05 -  Curiosidades sobre a peça
05/05 -  Mãe, amor incondicional em qualquer época ou cultura
05/05 -  Mamãe em boa forma
05/05 -  Negra Li: “A maternidade me tornou um ser humano melhor”
15/03 -  Para Andréa a felicidade está na simplicidade
15/03 -  As mulheres do século XXI, seus sonhos, suas ideias e desejos
15/03 -  Costanza Pascolato: ícone fashion e referência de estilo
15/03 -  “Felicidade para mim é poder contribuir com a felicidade das pessoas”
Colunas Top
Entrevistas
Moda
Turismo
2014 © Jornal de Jundiaí - Todos os direitos reservados.
Acesse:
Projeto Gráfico: Marcelo Savoy | Desenvolvimento: //sithes.com