INVESTIMENTO

Com verba do PAC, prefeitura vai asfaltar mais de 20 ruas

Depois de uma espera que ultrapassa 20 anos, moradores de seis bairros de Jundiaí vivem a expectativa da pavimentação de 21 ruas nos próximos meses. As obras, prevista em licitação já finalizada cujo resultado será divulgado na próxima semana, serão realizadas com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Os moradores das ruas que vão receber as obras esperam há tanto tempo que preferem não adiantar as comemorações. “Só acredito quando tudo estiver pronto”, diz Lafieti Pereira, de 55 anos, morador da rua Nair Tomasetto, no bairro Santo Expedito, uma das contempladas. “Essa luta já é antiga. Nós já cobramos muitas gestões, ouvimos promessas e nada foi cumprido.”

Segundo ele, as crianças do bairro estão sempre doentes em virtude do pó, principalmente em épocas de seca. “Além do que, vez ou outra elas caem nas fossas que se formam na rua, com esgoto a céu aberto. Existe a rede na via, mas não está ligada”, afirma. Lafieti lembra ainda que há cerca de 90 dias, juntamente com outros moradores, esteve reunido com o gestor de infraestrutura da prefeitura, Adilson Rosa. “Naquela ocasião cobramos manutenção da nossa rua, pelo menos para passar máquina e cascalho, mas até agora nada foi feito”, reclama.

A promotora de merchandising, Anieli Caroline, 24 anos, e o comerciante Aparecido Rosa Joffrei, 62, afirmaram que a pavimentação na localidade será bem-vinda. O gestor Adilson Rosa explica que a prefeitura será realizado um pacote de obras de pavimentação e drenagem com recursos do PAC nos bairros: Residencial Água Viva, Loteamento Santo Expedito, Loteamento Água Doce, Jardim Pelizzari, Loteamento Casa Branca e Jardim Palermo.

Segundo ele, o processo licitatório está sendo finalizado e o anúncio da empresa vencedora da concorrência será divulgado na semana que vem. “O investimento será de R$ 11 milhões, sendo R$ 1 milhão de contra-partida do município.” A prefeitura prevê que os serviços sejam iniciados em outubro. “A conclusão está estimada para o prazo de 15 meses, conforme o cronograma de obras”, diz o gestor, destacando que os serviços não serão executados ao mesmo tempo em cada localidade. “Trata-se de uma demanda antiga e a sua execução vai melhorar o tráfego de veículos e pedestres, trazendo qualidade de vida aos moradores.”

As serviços terão infraestrutura completa, desde pavimentação – 38.675 metros quadrados em todos os locais citados. “Além de 3271 metros lineares de galerias e 12.434 metros lineares de guias e sarjetas”, informa. O pacote de obras abrangerá 21 vias: ruas 1 e 2 no Residencial Água Viva; rua Nair Tomasetto (antiga rua 1) e rua 2, no Loteamento Santo Expedito; rua Ferraz de Menezes (antiga rua 1) e antiga rua 2 no Loteamento Água Doce; ruas Bem-Te-Vi e Beija-flor, além das ruas 2, 3 e 4 no Jardim Pelizzari; rua Luigi Spina, no Loteamento Casa Branca; e das ruas 1 a 9, no Jardim Palermo.

Quanto à reclamação do morador Lafieti Pereira, Adilson Rosa explica que os serviços de manutenção já foram realizados. “Mas de qualquer forma vamos avaliar a localidade novamente, a fim de identificar os problemas citados pelo morador e realizar o serviço”, diz.

Mais asfalto
Segundo Luiz Fernando Machado, as obras de pavimentação e drenagem que contarão com recursos do PAC e contrapartida da prefeitura integram o programa Mais Asfalto, da atual gestão municipal, que prioriza investimentos em infraestrutura urbana para recuperação de vias, asfaltamento e manutenções nas ruas e avenidas da cidade.

“Além de valorizar o bairro e melhorar a trafegabilidade para motoristas e pedestres, as obras vão resolver problemas cotidianos enfrentados por moradores, como poeira e sujeira, e também desconfortos em períodos de chuva”, ressalta.

Foto: Rui Carlos

COMENTE

Loading Facebook Comments ...

Comentário Sobre: “Com verba do PAC, prefeitura vai asfaltar mais de 20 ruas

  1. Vai ser ótimo! A Rua Nair Tomasetto está merecendo isso há tempos! Atuais condições são muito ruins. Comemorarei muito, mas como já disseram, só acredito vendo!

Comente

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *