CERIMÔNIA

Após inauguração do novo Sesi, Fab Lab será implantado na Argos

Com investimento de aproximadamente R$ 50 milhões, a nova instalação do Sesi, acompanhada do Balneário Ernesto Staeheli Neto, localizado na rua São Lázaro, ao lado do tradicional ‘Sesão’, foi inaugurada na manhã deste sábado (12), com a presença do presidente da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), Paulo Skaf. Paralelamente, o Sesi e a Prefeitura de Jundiaí assinaram termo de adesão à Rede Jundiaí de Cooperação para desenvolver programas nas áreas de Ciência e Tecnologia a professores e alunos da rede pública municipal. A primeira ação será a criação de um laboratório (Fab Lab – Fabrication Laboratory) no Complexo Argos.

Nova unidade tem 4 andares e 36 salas. Fotos: Rui Carlos

O Fab Lab será um laboratório público que otimizará o aprendizado tecnológico e científico através de equipamentos especializados, como cortadoras a laser e impressoras 3D. “O Fab Lab é uma ferramenta para que o jovem possa usar todo o seu potencial criativo e estar linkado com o mundo todo”, diz Skaf, presidente do Sesi-SP e pré-candidato a governador de São Paulo pelo MDB. Para o diretor do Ciesp-Jundiaí, Marcelo Cereser, o projeto também ajudará os alunos a entenderem o funcionamento da indústria 4.0 e a sua padronização. “É uma mistura de eletrônica com o digital e a robótica”, explica.

A cerimônia de abertura foi concorrida, com a presença de autoridades, pais e alunos desta nova unidade do Sesão

 

O diretor do Sesi Jundiaí, Mário Eugênio Onofre Simões, explicou que o primeiro Fab Lab surgiu no renomado MIT (Massachusetts Institute of Technology). “Trata-se de uma plataforma inserida em uma rede mundial de laboratórios, que serve como ponto de encontro e conexão de ideias, materializadas por meio da fabricação digital, eletrônica e programação.”
O gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi, afirmou que “o resultado desta parceria será a modernização de ensino e o investimento em melhoria contínua nos estudantes, a ponto de estarem aptos a trabalhar para a futura Indústria 4.0”.
A gestora de Educação, Vasti Ferreira Marques, também destacou a importância da inovação. “O Fab Lab é uma importante ferramenta educacional de sensibilização às novas tecnologias, democratizando o acesso ao conhecimento e mostrando aos alunos a valorização do aprendizado.”

Paulo Skaf entrega homenagem à família de Ernesto Staeheli Neto

Cerimônia

Durante o discurso de inauguração, o prefeito Luiz Fernando Machado (PSDB) comentou sobre a importância da educação no alicerce da cidade e ressaltou a contribuição de Skaf em relação a tais avanços. “Eu e Skaf não estamos em cima do mesmo caminhão, mas acho importante reconhecer os que contribuem para a construção do futuro das crianças e das famílias de Jundiaí”, diz.
Para o diretor do Sesi, Valter Gonçalves, a nova instalação amplia o leque de possibilidades futuras dos jovens. “É um passo para a igualdade de oportunidades, e mais do que isso: é um passo para a equidade na educação de alta qualidade”, afirma.
O cantor Daniel encerrou a programação de inauguração com um show no estádio coberto da nova unidade, com uma plateia que vibrou e se emocionou com os sucessos do sertanejo.

Vasti Ferrari Marques, Paulo Skaf, Luiz Fernando Machado e Vandermir Francesconi assinaram termo de cooperaçã

Time de polo foi homenagear Ernesto Staeheli Neto, técnico que faleceu no ano passado e dá nome ao balneário

Skaf senta no chão do laboratório para ver aparelho desenvolvido a cachorro

COMENTE

Loading Facebook Comments ...

4 pensamentos sobre “Após inauguração do novo Sesi, Fab Lab será implantado na Argos

  1. A pergunta é: Se temos profissionais capacitados para orientar e utilizar esses recursos, e qual o plano de manutenção e de inovação e evolução dos trabalhos. Os bons profissionais normalmente, saem para Unicamp, USP, Embraer, NASA, EUROPA, enfim perdemos até atletas para o exterior.

  2. O Paulo Skaf fez pela educação de Jundiaí mais do que todos os prefeitos do PSDB, ele merece ser o próximo governador, pois pensa no futuro e valoriza a Educação.

    • Vdd José Geraldo, fez mesmo muito mais do que qualquer um que passou pela prefeitura os últimos 25 anos. O único problema do Skaf é que ele está do lado errado.

  3. Mais uma do nosso amigo (quem vai pagar o pato) Skaf, com a quantidade de desempregado , gasolina a 4reais o litro, vem com essa propaganda ridícula do SESI ( que convenhamos é uma excepcional escola) mas que beneficia somente os funcionários da industria. a impressão que ele passa e que toda a população vai usar o SESI.
    Pura Propaganda politica, ou ele acha que somos idiotas , igual ao seu pato da fiesp que sumiu.

Comente

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *