Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

A tradição de pintar as ruas antes da Copa

GUSTAVO AMORIM | 20/05/2018 | 16:56

A cada quatro anos, Paulo Perciani começa o mês de maio com o pensamento focado na “vaquinha” feita entre os vizinhos para comprar tintas e na reunião para ajudar na pintura da rua onde mora, no Jardim Danúbio, em Jundiaí. É Copa do Mundo e o local, desde 2006, fica inteiro pintado de verde e amarelo antes do Mundial.

“A gente sempre via nas ruas da cidade, pela TV, e tinha vontade de fazer. Quando as crianças começaram a crescer, resolvemos pintar. E desde então não paramos mais”, lembra Perciani, representante comercial de 45 anos. Desde aquele ano, os vizinhos da rua do Catete se reúnem em alguns sábados do mês para fazer desenhos no asfalto. Parte da geração de crianças já mudou, cresceu, mas a tradição continua entre os mais novos.

Morador do local, Leonardo de Paula tinha 8 anos na primeira vez que os vizinhos se reuniram para fazer a arte para a Copa da Alemanha, há 12 anos. Hoje com 20, ele se recorda de todos os momentos e afirma que vai contar e passar para o irmão recém-nascido, de três meses, quando ele crescer.

“A gente se diverte fazendo isso. Não somos os melhores desenhistas, mas o importante é reunir a galera e criar um clima bacana. Espero que o Raul também goste”, revela o estudante de engenharia. Filho de Paulo, Bruno Perciani também era pequeno na primeira vez que os vizinhos se juntaram, em 2006 – tinha apenas dois anos. Agora, com 13, ele “coloca a mão na massa” com cuidado para não errar os cantos dos desenhos.

“Esse é o ano que mais estou aproveitando a pintura. Mas lembro alguma coisa de todos os anos, até de quando enfiei o pincel no olho”, brinca o adolescente. Bruno recorda que a tradição não é só na pintura da rua. “Assistimos todos os jogos com uma TV improvisada no fim da rua. Em 2014, a única partida que não vimos em conjunto foi contra a Alemanha, e, bom, todo mundo sabe o que aconteceu. Mas esse ano vai ser diferente”, projeta.


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/a-tradicao-de-pintar-as-ruas-antes-da-copa/
Desenvolvido por CIJUN