Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Apae de Jundiaí implanta sistema de energia solar e reduz gastos

VINICIUS SCARTON | 18/01/2019 | 05:04

Em busca de redução de gastos a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Jundiaí (Apae) concluiu este mês a instalação de um sistema de energia conhecido como “energia limpa”, gerada pelo sol. Por meio de placas fotovoltaicas, a iniciativa atingiu uma economia de 95% com os gastos de energia elétrica pela entidade. Segundo o presidente da associação, Wagner Vieira Chachá, a despesa mensal com energia elétrica ultrapassava R$ 4 mil. Agora, com o novo sistema já em funcionamento, está em torno de R$ 300,00.

Ele também destaca que a Apae de Jundiaí é uma associação voltada às questões de sustentabilidade. “E o lado financeiro faz parte desta sustentabilidade, tendo em vista que a Apae atende atualmente 1,6 mil pessoas nas áreas de saúde, educação e assistência social”, confirma. Quanto à redução com os gastos, o presidente afirma que a instalação do equipamento possibilitará o retorno do investimento em até 42 meses. “A matéria solar é infinita e o equipamento tem uma garantia de 25 anos”, comenta.

Chachá ressalta que 70% das necessidades de recursos da Apae são oriundos da iniciativa pública (município e estado) e uma pequena parcela federal. “Os outros 30% são de contrapartida da operação, por meio de bazar, telemarketing e eventos e quando conseguimos eliminar gastos, como por exemplo de energia, podemos criar um plano de ação diferenciado e, em consenso com a direção e funcionários”, confirma.

Quem visita a Apae também tem a possibilidade de acompanhar quanto de energia tem sido gerada, em tempo real, e quanto gerou de energia elétrica em período desejado, identificando assim a relação de economia e performance do sistema. Isso é possível através de software que transmite e garante o registro das informações e a publicação das mesmas são transmitidas através de uma televisão, que se encontra instalada na recepção da associação e em celulares dos administradores.

“Isso permite gerar, ainda, uma prestação de contas para os nossos parceiros. Mostra a lisura e transparência que trabalhamos com os recursos que recebemos do governo: municipal, estadual e federal, dos nossos parceiros e doadores da Apae de Jundiaí”, resume o presidente. A utilização da energia solar não agride o meio ambiente em sua coleta.

Rui Carlos

Rui Carlos


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/apae-de-jundiai-implanta-sistema-de-energia-solar-e-reduz-gastos/
Desenvolvido por CIJUN