PRESTÍGIO

Biblioteca recebe prêmio por ações sobre empregabilidade para jovens

A Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot, órgão ligado à Unidade de Gestão de Educação (UGE), foi premiado em 6º lugar pelo programa Conecta Biblioteca, idealizado pela organização social Recode, entre 10 bibliotecas públicas brasileiras que contribuem com o avanço dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU) e com a transformação social de suas comunidades. Concorreram ao reconhecimento 48 bibliotecas e a avaliação levou em conta inovação, sustentabilidade, divulgação e clareza, além da afirmação digital para que pessoas em vulnerabilidade social possam atingir o conhecimento por meio das bibliotecas públicas.

O Conecta Biblioteca surgiu do programa Movimento Consciência Ativa. Originário de uma parceria da Recode com a Fundação Bill & Melinda Gates, o Conecta é a segunda fase de uma ação que já rendeu à Nelson Foot a doação de dez computadores. A nova etapa consistiu, através do do Comitê “Jovem que lê”, com a atuação dos participantes na biblioteca estavam previstas ações que ampliassem a programação local e a pesquisa junto à comunidade sobre o que os moradores esperavam do espaço público.

Em Jundiaí, com a contribuição do Comitê, o estímulo à leitura veio acompanhado de mecanismos de criação de oportunidade para o desenvolvimento de competências de convivência em sociedade, e foram apontadas como ações de referência as atividades com temática para a empregabilidade, elaboração de currículo, autoconhecimento, empreendedorismo, escolha profissional, além de torneios de literatura fantástica com o tema da saga Harry Potter, entre outros.

Como continuidade das ações adotadas, o Departamento de Fomento à Leitura e Literatura junto do comitê criaram o Projeto IN-VISTA, que acrescentou à programação da biblioteca no período de julho a outubro de 2017 ações sobre empregabilidade com foco no mercado de trabalho e palestras, como sobre inteligência emocional com o coach Tales Delgado. Todo o conjunto de medidas adotadas foi gerenciado pela bibliotecária Michele Bueno.

“As novas programações surpreendem pela qualidade e profissionalismo dos participantes do programa, que puderam fortalecer seu papel como agentes de transformação. Os projetos premiados mostram como é possível inovar e transformar as bibliotecas em centros de referência para suas comunidades, com promoção da leitura, da cultura e do uso consciente da tecnologia para impacto e empoderamento digital”, celebra Rodrigo Baggio, presidente da Recode.

A entrega de um retroprojetor como premiação, previsto para o sexto colocado, será realizada no dia 14 de dezembro no Rio de Janeiro.

Foto: PMJ

COMENTE

Loading Facebook Comments ...

Comente

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *