Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Em Jundiaí, previsão é de mais chuvas na semana

VINICIUS SCARTON | 08/01/2019 | 05:04

Em virtude do grande volume de chuva dos últimos dias, a Defesa Civil e demais órgãos da Prefeitura seguem realizando vistorias em Jundiaí. O acumulado até o dia 6 registrou 190 mm, o que representa metade da chuva esperada para todo o mês de janeiro. A previsão é de mais chuvas esta semana.

A pior chuva foi registrada na quinta-feira (3), quando choveu 95 mm, principalmente nas áreas periféricas da cidade, como os bairros da Roseira, Caxambu Rio Acima, Toca, Mato Dentro, Champirra e Morada das Vinhas. No total, 21 famílias tiveram seus imóveis alagados. Durante toda a noite e nos dias seguintes, a Defesa Civil, assistentes sociais da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social, além de funcionários da Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos realizaram vistorias nos locais para avaliação e as providências necessárias. Foram fornecidos materiais de limpeza e cestas básicas às famílias afetadas que solicitaram.

Também ocorreu inundação na rodovia Jundiaí-Jarinu, onde um ônibus de transporte urbano teve pane ao tentar passar. Os passageiros foram retirados por Policiais Militares do 49 BPMI. No dia 4, novamente uma intensa chuva atingiu o município (75 mm), porém, diferentemente da chuva do dia anterior que atingiu mais as áreas periféricas, foi generalizada.

Houve reincidência de alagamento em alguns locais afetados no dia anterior, e novos alagamentos ocorreram na Vila Comercial e Jardim Palermo. Os munícipes afetados realizaram a limpeza e não precisaram sair de seus imóveis. Equipes da Defesa Civil, UGISP e DAE estiveram nos locais para avaliação e providências.

Já no dia 5, a Defesa Civil ainda atendeu mais uma ocorrência no bairro da Toca, onde a parede do quarto de uma moradia ruiu em razão do acúmulo de água que ocorreu devido às chuvas anteriores e a construção ser antiga. O imóvel foi parcialmente interditado. Em razão das volumosas chuvas, o município permanece em nível de atenção, dado que o acumulado de chuva das últimas 72 horas é superior a 80 mm, conforme estabelecido no Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC).

PREVISÃO
De acordo com o Climatempo, a previsão é de mais chuvas para esta semana em Jundiaí, com possibilidade de até 80% em todos os dias. As máximas previstas ficam entre 33º e 34º, e as mínima, entre 20º e 21º, com dias marcados por sol e aumento de nuvens pela manhã e pancadas de chuva à tarde e à noite.

No sábado (12), a previsão detalha que haverá sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite, com máxima de 32º e mínima de 20. No domingo (13), o dia será marcado por sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite, com máxima de 30º e mínima de 19°.

Rui Carlos

Rui Carlos


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/em-jundiai-previsao-e-de-mais-chuvas-na-semana/
Desenvolvido por CIJUN