JARDIM DAS TULIPAS

Prefeitura de Jundiaí inicia construção de ‘piscinão’ contra enchentes

A Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos, deu início este mês a construção de um “polder” (um tipo de piscinão) para evitar enchentes no Jardim das Tulipas, especialmente na parte baixa do bairro, que há anos sofre com o problema em épocas de chuvas intensas. A obra integra os esforços da administração para dar mais qualidade de vida aos moradores da região: na semana passada, foi concluída a construção de galerias pluviais e, ainda esta semana, terá início o recapeamento de vias importantes do bairro.
De acordo com o gestor-adjunto de Obras de Infraestrutura da unidade, Ademir Pedro Victor, o “polder” terá 200 metros de extensão por 30 metros de largura, com 1,85m de profundidade, com capacidade para armazenar 7 milhões de litros de água. “A água chegará ao espaço por meio das galerias e será devolvida ao rio à medida que o nível da água for baixando. Serão instaladas caixas com válvulas de retenção para controlar o fluxo e evitar alagamentos”, explica.
Morador da parte baixa do bairro há quatro anos, o autônomo Carlos Alexandre de Godoy comemora os investimentos e acredita que o problema será resolvido. “É uma situação que incomoda muito. Já perdi eletrodomésticos e tive outros prejuízos. Sem falar no risco de doenças. A obra vem em excelente hora e vai nos trazer mais tranquilidade”, diz. Segundo a unidade, o “polder” deverá estar pronto dentro de 40 dias.
Outra iniciativa em andamento no bairro é a dragagem do rio, que consiste na remoção de sedimentos como lodo e areia do leito para solução de problemas ambientais e para evitar enchentes. Segundo o gestor, a limpeza estará concluída em cerca de 60 dias.
Na semana passada, a Unidade de Serviços Públicos concluiu a implantação de novas galerias pluviais no bairro, além da troca e ampliação dos tubos já existentes. O investimento foi de cerca de R$ 400 mil com recursos próprios e de uma contrapartida de uma construtora. Segundo a unidade, ainda esta semana terá início o recapeamento asfáltico das avenidas Armando Malite, de trechos da Antonio Frederico Ozanan e da Adelino Martins e da rua Custódia do Nascimento Aguirre.
Toda o investimento na parte baixa do Jardim das Tulipas foi projetado com base em estudos de recorrência de chuvas considerando os últimos 25 anos, a fim de garantir mais eficiência na prevenção das enchentes.

COMENTE

Loading Facebook Comments ...

Comente

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *