REFORMAS

Prefeitura já investiu mais de R$ 180 mil nos terminais

A estudante de enfermagem Juliana Andrade de Freitas, de 18 anos, passa pelo Terminal Eloy Chaves duas vezes por dia, de segunda a sexta-feira, para ir de sua casa no bairro Recanto Quarto Centenário até a faculdade onde estuda. Apesar da correria diária, ela não deixou de notar as mudanças realizadas no local. “As paredes foram pintadas, a sinalização é nova e os banheiros passaram por reparos. O terminal está sempre limpo também. E eu gosto muito do grafite nas paredes, deixa o espaço mais colorido e atual”, observa.
As melhorias notadas pela estudante integram o Plano de Revitalização dos Terminais iniciado em maio do ano passado com a retirada das “gaiolas”. De acordo com a Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte, em 2017 foram investidos R$ 60 mil em serviços gerais de manutenção nos terminais, além de outros R$ 98 mil na reforma dos telhados do Colônia e Vila Arens e na obra de drenagem no Terminal Cecap. Este ano, além das melhorias em curso, R$ 30 mil já foram aplicados em manutenção. O investimento já soma quase R$ 190 mil.
O prefeito Luiz Fernando Machado destaca que a melhoria na estrutura dos terminais é parte importante dos esforços para aprimorar o serviço de transporte público oferecido à população. “Recebemos os espaços degradados, sujos e com problemas nítidos causados pela falta de manutenção e investimentos. Além de dar uma cara nova aos locais, estamos modernizando todo o sistema de transporte coletivo da cidade”, afirma.
Os sete terminais já receberam melhorias e tudo foi realizado com recursos próprios, por meio de parcerias entre as unidades de Transporte, Cultura e Serviços Públicos.
“São realizadas cerca de 120 mil viagens todos os dias úteis no município e a maioria dos usuários passa por pelo menos um dos sete terminais. Portanto, a manutenção desses locais é muito importante e está entre as nossas prioridades”, ressalta o gestor da Unidade de Transporte, Silvestre Ribeiro.

[INTERTITULO]Modernização
[/INTERTITULO]Desde dezembro de 2017 está disponível em toda a frota de ônibus de Jundiaí o pagamento da passagem com cartão de crédito e débito com tecnologia “contactless” (de aproximação). Somente este ano, entre janeiro e julho, 1.563 viagens foram pagas por meio desse sistema, garantido mais comodidade e agilidade aos usuários. Para aqueles que possuem carteira virtual, o pagamento pode ser feito inclusive pelo celular.
Outros importantes investimentos foram a implantação dos GPS em todos os ônibus da frota, permitindo à Unidade de Transporte um melhor acompanhamento e maior controle do cumprimento dos trajetos, e a implantação de quatro câmeras de vigilância em cada um dos cerca de 300 veículos do sistema, que possibilita à unidade identificar condutas inapropriadas não só de passageiros, mas também dos profissionais que trabalham nos ônibus. “Tudo isso reflete diretamente em um serviço mais eficiente, mais seguro e pontual, que é o nosso objetivo principal”, afirma Silvestre.

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