Jornal de Jundiaí | http://www.jj.com.br

Roubos de carga aumentam 80% em relação ao ano passado

COLABORAÇÃO DE FELIPE CARDOSO | 15/05/2019 | 05:00

O grande aumento no número de roubos de carga na região de Jundiaí nos primeiros meses de 2019 vem causando cada vez mais preocupação aos motoristas.

Segundo dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública, em uma comparação dos três primeiros meses de 2018 com o mesmo período neste ano, os roubos de carga aumentaram mais de 80% na região. Apenas nos três primeiros meses deste ano ´Jundiaí já registrou 39 roubos de carga. Em 2018 foram 22 ocorrências no mesmo período.

O caso mais recente aconteceu na tarde da última segunda-feira (13), por volta das 14h, quando criminosos tentaram roubar a carga de um caminhão no Bairro do Poste.

De acordo com informações da Guarda Municipal, a quadrilha só não conseguiu realizar o roubo porque o sistema de alarme travou as rodas do caminhão e fez com que os bandidos fugissem com medo de serem presos.

O caminhão foi encontrado na avenida João Fernandes Gimenes Molina, ainda no bairro, com a carga intacta e o motorista foi localizado na cidade de Itatiba, sem ferimentos.

Gerente de seguros de uma empresa de logística, Matheus Trinca conta que a empresa foi vítima de crimes de carga duas vezes desde o final de 2018. “Em novembro do ano passado tivemos uma carga roubada avaliada em R$1,5 milhão na região de Louveira e não conseguimos recuperá-la. O caminhão foi achado na cidade de Indaiatuba e o motorista em Atibaia. É uma prática comum das quadrilhas levar a carga para um lado e o motorista para outro. O outro caso foi em abril deste ano quando perdemos o sinal de um caminhão que passava por Recife. Dessa vez a carga não foi roubada, mas o motorista foi achado em um local bem distante do caminhão”, conta.

Ciente do aumento desse tipo de crime, Trinca conta que adotou medidas de seguranças para evitar qualquer tipo de contratempo com a carga. “Usamos veículos rastreados via satélites para monitorarmos caso aconteça alguma parada proibida ou perda de sinal. Além dos caminhões, as cargas também possuem dispositivos para termos sua localização caso bandidos consigam levá-la”, explica.

Mesmo com diversos aparelhos tecnológicos que auxiliam no rastreamento das cargas, Matheus diz que todo cuidado é pouco, pois as quadrilhas estão cada vez mais especializadas nesses roubos. “Eles usam o jammer, que é um aparelho que ao se aproximar do caminhão consegue cortar totalmente os sinais recebidos e emitidos do veículo, para então efetuarem o roubo”, relata.

Ao constatar alguma ação suspeita, a empresa tem um programa de rápida resposta, que é quando acionam um funcionário do seguro para ir até a localização da carga para ter contato visual e então informar se há alguma irregularidade.

RODOVIA DOS BANDEIRANTES


Link original: http://www.jj.com.br/jundiai/roubos-de-carga-aumentam-80-em-relacao-ao-ano-passado/
Desenvolvido por CIJUN