RISCO?

Três capivaras são encontradas mortas em avenida próxima ao Eloy Chaves

Três capivaras foram encontradas mortas na manhã desta segunda-feira (11) na Avenida Antônio Pincinatto, no Eloy Chaves, em Jundiaí. O Jornal de Jundiaí entrou em contato com a Prefeitura de Jundiaí e questionou os possíveis motivos, bem como se os animais já haviam sido retirados da via. A Prefeitura afirmou que as unidades de serviço público fizeram a limpeza do local.

Já há algumas semanas, leitores e a própria equipe do JJ têm notado a presença cada vez maior dos animais pela cidade, como no Parque da Cidade, na ponte sobre o Rio Jundiaí próximo ao shopping, na descida do viaduto novo, no Córrego das Valquírias e hoje na Av. Antônio Pincinato.

Mesmo sem a resposta, a Prefeitura soltou uma nota durante a tarde alertando para o risco de Febre Maculosa, uma doença transmitida através de carrapatos contaminados com a bactéria “Rickettsia rickettsii”.

Em 2018, 5 casos suspeitos da doença que é grave e pode matar foram registrados na cidade, mas nenhum deles foi confirmado. Em 2017, entretanto, houve 19 registros e duas confirmações, com uma morte. Em 2016, foram registrados 5 mortes confirmadas com a doença, de sete confirmados em 44 registros.

*Atualização: às 19h25, a Prefeitura de Jundiaí, através da assessoria de imprensa, respondeu parte dos questionamentos feitos pelo Jornal de Jundiaí. Confira a íntegra da nota: 

A Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA) afirma que as capivaras são animais da fauna silvestre, e portanto, protegidos. Por conta da adaptação em ambientes urbanos e instinto migratório, esses animais estão mais próximos dos centros.  Não há solução única para os casos, já que demandam o envolvimento de esferas estaduais e federais inclusive com a modificação de leis. O tema será incluído nas reuniões do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI), já que o trânsito das capivaras se faz pelos rios e alagados que cortam as cidade do Aglomerado Urbano de Jundiaí ( AUJ).

Foto: Alexandre Martins/Jornal de Jundiaí

COMENTE

Loading Facebook Comments ...

6 pensamentos sobre “Três capivaras são encontradas mortas em avenida próxima ao Eloy Chaves

  1. Na Avenida Luiz Latorre, próximo do rio Jundiaí, também tem, na Osmundo Santos Pelegrini, sob o novo viaduto tem também, o risco de acidentes é grande, pois elas invadem a pista de rolamento, tem que estar atento, principalmente a noite.

  2. Foram atropeladas.
    Conheço o autor.
    Espero que se identifique.
    Foi acidente. Mas mesmo assim deve ser assumido.

  3. NECESSÁRIO CASTRAR OS ANIMAIS… ISSO NÃO É PROBIDO! A EXPERIÊNCIA ESTÁ SENDO FEITA EM ÁGUAS DE LINDÓIA, PARECE QUE COM ÊXITO…

  4. A Zoonose tem que fazer algo. O aumento da população de capivaras é assustador. Prevenir é melhor que curar. Ninguém quer falar nada sobre o assunto não é??? Mas é preciso….

Comente

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *