ANTIRRÁBICA

Vacinação contra a raiva começa na segunda-feira (13) com postos fixos e itinerantes

Com 12 cães em casa, Márcia Moraes, de 48 anos, não deixa de imunizar os animais de estimação contra a raiva. Com a visita da equipe da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), órgão ligado à Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), ela protege os pets contra a doença, que já acometeu alguns animais de estimação em cidades vizinhas. “A raiva é uma doença fatal. O trabalho de imunização gratuito oferecido pela Prefeitura de Jundiaí facilita o acesso da população. Há postos em todos os bairros, e, para quem tem muitos cães, como é o meu caso, a equipe vai até a casa da pessoa”, conta.

Márcia vai aproveitar a Campanha de Vacinação Antirrábica, que será iniciada na próxima segunda-feira (13) em toda a cidade pelas equipes da UVZ, para proteger seus animais gratuitamente. Ao todo, serão 157 postos de imunização espalhados, entre fixos (94) e itinerantes (63), para vacinar cães e gatos de Jundiaí. No ano passado foram imunizados mais de 33 mil animais. A expectativa da UVZ é vacinar mais de 46 mil animais.

CLIQUE AQUI E VEJA ONDE VACINAR

“A raiva é uma zoonose causada por vírus presente, principalmente, na saliva de animais infectados. É uma doença fatal, tanto para os animais, quanto para as pessoas. Qualquer mamífero – cães, gatos, bovinos, equinos e morcegos -, quando infectado pelo vírus, pode transmitir a raiva através de mordedura, arranhadura ou lambedura”, diz o veterinário da UVZ Luis Gustavo Grijota Nascimento.

Letícia Colagrossi, de 43 anos, é maquiadora e tem a Cacau, uma bulldog francesa com 3 anos de idade. Fará a imunização pela campanha da UVZ, que se encerra no dia 1º de setembro. “Quem tem animal de estimação precisa ficar atento e proteger os pets com as vacinas. Aqui em Jundiaí não tivemos contaminação em cães e gatos, mas em outras cidades já existem ocorrências”, explica.

COMENTE

Loading Facebook Comments ...

Comente

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *