EMPREGOS E CONCURSOS
Jundiaí, 27 de março de 2017
25/12/2016 10h12 - BENEFÍCIO

Trabalhador gasta em média R$ 99 por mês para complementar a refeição

Da Redação
redacao@jj.com.br
Entre as diversas possibilidades que uma empresa possui para motivar sua equipe e atrair novos talentos, oferecer um benefício que auxilia na alimentação do trabalhador é imprescindível para 93% das organizações brasileiras, de acordo com a pesquisa publicada no livro “40 Anos do Programa de Alimentação do Trabalhador - Conquistas e desafios da política nutricional com foco em desenvolvimento econômico e social”, lançado em novembro pela Fundação Instituto de Administração (FIA).
 
A pesquisa ainda revelou que o valor do benefício refeição é considerado baixo para 41% dos trabalhadores brasileiros, e metade deles gasta em média R$ 99 mensais para complementar o valor recebido dos empregadores para almoçar. Segundo a publicação, o Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) beneficiou 19,5 milhões de pessoas em 2015, onde 83,2% deste total é formado por trabalhadores que ganham até cinco salários mínimos mensais e 23,9% deles recebem o benefício refeição.
 
O resultado vai ao encontro do recente levantamento realizado pela Sodexo Benefícios e Incentivos em abril de 2016, com 1.186 pessoas em todo o Brasil, e que mostrou que o valor mensal do benefício refeição não dura até o final do mês para 81,51% dos trabalhadores. Entre os motivos para que o benefício não dure até o fim do mês, 42,81% declaram que o valor recebido é baixo, 40,5% apontam como causa os preços elevados das refeições próximas ao local de trabalho e 16,68% reconhecem que utilizam o benefício aos finais de semana.
 
Segundo Fernando Cosenza, diretor de Inovação da Sodexo Benefícios e Incentivos, os resultados não são uma novidade. “Este cenário reforça o impacto da utilização do benefício refeição nas finanças do trabalhador brasileiro. Com o aumento dos preços da refeição fora de casa, é fundamental fazer uma boa gestão do benefício na hora do almoço para que não seja necessário desembolsar parte do salário no fim do mês com essa finalidade.”, analisa Cosenza.
 
A publicação
O livro “40 Anos do Programa de Alimentação do Trabalhador - Conquistas e desafios da política nutricional com foco em desenvolvimento econômico e social” foi organizado pelo Professor José Afonso Mazzon, da Fundação Instituto de Administração, e viabilizado pela Associação das Empresas de Refeição e Alimentação Convênio para o Trabalhador – ASSERT, que atua há 35 anos no mercado de vouchers alimentação e refeição. A publicação aborda desde os fatores que levaram à implementação do PAT, passando pela experiência internacional com programas similares, seus impactos sobre a atividade econômica brasileira e o Produto Interno Bruto, até projeções para os próximos anos e oportunidades de expansão.
 
O Programa de Alimentação do Trabalhador
Instituído pela Lei nº 6.321 de 14 de abril de 1976 e gerido pelo Ministério do Trabalho, o programa garante a 19,5 milhões de trabalhadores brasileiros o acesso a uma alimentação adequada, além de incentivos fiscais às empresas participantes. Ao aumentar a qualidade de vida e a produtividade dos trabalhadores e suas famílias, este subsídio ajuda a aumentar também a lucratividade das empresas e a competitividade da economia brasileira.
 

Comente esta matéria 0 comentários
Seja o primeiro a comentar esta matéria!
Seu telefone e e-mail NÃO serão publicados!
* Campos obrigatórios! (caracteres restantes: 1000)
Li e estou de acordo com os termos e condições de uso do portal.
Outras notícias sobre EMPREGOS E CONCURSOS LISTAR TODAS
JORNAL DE JUNDIAÍ
política de privacidade anuncie conosco
editorias
Brasil
Cantinho Pet
Economia
Empregos e Concursos
Especiais
Especial 50 Anos
JJ Nos Bairros
Jotinha
Motor
Mundo
Opinião
Polícia
Política
Repórter JJ
Turismo
cidades
Jundiaí
Região
entretenimento
Agito
Cultura & Lazer
Estilo
Revista Estilo & Casa
Théo Faz & Acontece
Revista Hype
Revista Noivas
esportes
fotos
tv jj
Entrevistas
Na Cozinha
Na Ponta da Língua
Notícias
Periscope
Salão Duas Rodas
Seu Bolso
Simplesmente Vinho
grupo jj
Fale Conosco
Blog JJ
Repórter JJ
Quem Somos
Expediente
Anuncie
Assine o Jornal
Enquete
Rádio Difusora
Revista Hype
Revista Noivas
Ponto Onze
Gráfica JJ
Termo e
Condições de Uso
2014 © Jornal de Jundiaí - Todos os direitos reservados.
Acesse:
Projeto Gráfico: Marcelo Savoy | Desenvolvimento: //sithes.com