EMPREGOS E CONCURSOS
Jundiaí, 11 de dezembro de 2017
01/01/2017 05h00 - ANO NOVO

Faça um planejamento assertivo de sua carreira

Ellen Fernandes
efernandes@jj.com.br
© Divulgação
Com o mercado de trabalho desestabilizado por conta da crise econômica e política do Brasil, a ordem é planejar a carreira para se tornar competitivo na disputa de vagas.

Em entrevista ao Modulinho Empregos, a professora da IBE-FGV, Rita Ritz, doutora em Qualidade e especialista em Desenvolvimento Organizacional, afirma que esta é a hora. “Nesta época do ano estamos todos contaminados com a ideia de rever nossa vida e projetos. Então pode ser um momento favorável aos planejamentos, sejam eles de carreira, vida pessoal, saúde ou financeiro”, destaca. Confira as dicas de Rita para fazer um planejamento: 

 
MODULINHO EMPREGOS: O que é essencial para um planejamento assertivo da carreira em 2017?
RITA RITZ: O ideal é o profissional iniciar por um processo de autoconhecimento. Trata-se de uma reflexão que possibilite trazer à tona um reconhecimento sobre as habilidades, conhecimentos e expectativas pessoais. A assertividade será alcançada quanto mais honesta for esta reflexão.

Pensar sobre como estão os meus conhecimentos técnicos necessários para que eu seja competitivo no mercado de trabalho. Quais comportamentos tenho e que são favoráveis à construção de bons relacionamentos? Quais precisam ser melhor trabalhados? Consigo ser assertivo quando me comunico tanto pessoalmente quanto usando alguma mídia? Consigo construir bons relacionamentos quando trabalho em equipe? Consigo ouvir e dar voz aos colegas de trabalho?

Saber como me comporto diante destas e outras situações é importante primeiro para que eu identifique o que eu faço bem e poder explorar mais estes comportamentos. Mas também é importante para que se identifique aqueles comportamentos que atrapalham o dia a dia da pessoa e definir um plano de ação para buscar substitui-los por comportamentos mais favoráveis.

Quais orientações para quando o profissional estiver empregado?
Invista no networking: mantenha a rede de contatos sempre atualizada. Não deixe para fazer isto quando estiver desempregado, pois as pessoas podem não gostar de serem procuradas somente quando se precisa delas.

Mantenha-se atualizado, faça cursos, tais como: MBA, cursos online. Têm ótimos cursos de curta e média duração que são oferecidos parcial ou totalmente online. Muitos inclusive, gratuitos.

Mantenha o CV atualizado e com uma formatação contemporânea. Se usar Linkedin ou outra mídia social de relacionamento, cuide de manter suas informações atualizadas.

Transforme seus sonhos em metas. Planeje o ano e as conquistas profissionais que quer alcançar, definindo metas claras, com prazo e recursos para realiza-las. Defina metas realizáveis, pois se for algo impossível, a desmotivação é percebida na origem. Deve ser desafiadora, porém possível de realizar. Segmente a meta para medir, mensalmente, seu sucesso. Comemore cada conquista!

Faça uma avaliação/reflexão periódica para ver se não está sabotando a realização da sua meta. Às vezes, para alcançarmos um resultado desejado precisamos fazer alguns “sacrifícios” e, sem perceber, nós mesmos nos sabotamos. Dê o primeiro passo, não adie.

Todo planejamento de carreira deve envolver a família. É ela que vai dar suporte, principalmente nos momentos difíceis. Se o plano envolver uma mudança radical na carreira, isto é ainda mais importante.

Não é hora de deixar o emprego, mesmo que não esteja muito feliz nele. Não tome decisões por impulso ou totalmente tomado por alguma emoção. Dê um tempo, reflita, converse com outras pessoas, analise o cenário antes de tomar qualquer decisão.

Para quem está desempregado eu ressalto a necessidade do profissional estar com seus conhecimentos atualizados. Portanto qualificar-se é a orientação principal. Sabendo o caminho que se quer buscar, planeje a qualificação aderente. Faça cursos, busque conhecimento, desenvolva habilidades. Esta é a hora de fazer isto. Participe de grupos de discussão, associações de classe, ofereça-se para algum trabalho voluntariado aderente ao segmento que se quer trabalhar, tudo isto, além de ajudar nesta qualificação, vai colocar o profissional em evidência e será lembrado por alguém em alguma oportunidade.

Fazer uma lista dos prós e contras da profissão e da carreira pode ajudar?
Ajuda muito. Até porque isto é muito pessoal. Se a pessoa gosta muito do que faz, aquilo que é um problema para outros, não será pra ela. Este exercício é importante principalmente para aqueles que ainda estão decidindo o que farão profissionalmente na vida. Mas, como atualmente, estamos vivendo mais e mudando de carreira algumas vezes durante a vida, isto também se aplica à quem já está na lida profissional há mais tempo.

Quem não tem condições de buscar auxílio profissional como um coach, pode ser orientar com algum profissional da área, amigos ou familiares?
Pode sim. Principalmente com colegas de trabalho. É um bom exercício. Mas é preciso alguns cuidados. O profissional precisa estar realmente aberto a ouvir as considerações do colega e não levar para o “lado pessoal”. Isto é muito comum. Pedir opinião sobre algum comportamento e quando o colega apontar algo que precisa ser melhorado, ficar com raiva do colega ou se sentir injustiçado, não vai ajudar em nada.

E qual seu conselho para quem pensa em mudar a área de atuação?
Planejamento e bom senso. Uma mudança radical deve envolver reflexões sobre questões financeiras, gestão do tempo, qualificação necessária para o novo empreendimento. O ideal é planejar a mudança enquanto estiver trabalhando. Caso não seja possível, envolva a família na decisão.

Uma mudança radical alcançará sucesso mais rapidamente se for previamente estruturada. Às vezes, uma mudança na área de atuação atual, já responde à expectativa do profissional, mas ele não consegue enxergar isto, sem reflexão. Conversar com profissionais da área para a qual se quer ir, também pode ajudar neste processo e tornar a decisão mais robusta.

Comente esta matéria 0 comentários
Seja o primeiro a comentar esta matéria!
Seu telefone e e-mail NÃO serão publicados!
* Campos obrigatórios! (caracteres restantes: 1000)
Li e estou de acordo com os termos e condições de uso do portal.
Outras notícias sobre EMPREGOS E CONCURSOS LISTAR TODAS
JORNAL DE JUNDIAÍ
política de privacidade anuncie conosco
editorias



Empregos e Concursos
Especiais


Motor
Mundo
Opinião
Polícia
Política
Repórter JJ
Turismo
cidades
Jundiaí
Região
entretenimento

Cultura & Lazer
Théo Faz & Acontece
esportes
tv jj


Na Ponta da Língua
Notícias
Periscope
Salão Duas Rodas

grupo jj
Fale Conosco
Repórter JJ
Quem Somos
Expediente
Anuncie
Assine o Jornal
Gráfica JJ
Termo e
Condições de Uso
2014 © Jornal de Jundiaí - Todos os direitos reservados.
Acesse:
Projeto Gráfico: Marcelo Savoy | Desenvolvimento: //sithes.com