EMPREGOS E CONCURSOS
Jundiaí, 25 de julho de 2017
08/01/2017 05h00 - QUALIFICAÇÃO

Inglês é diferencial importante na carreira

Ellen Fernandes
efernandes@jj.com.br
© Divulgação
O inglês continua sendo o idioma mais exigido pelos recrutadores e, consequentemente, o mais procurado por quem deseja aprender uma segunda língua. De acordo com pesquisa realizada pela empresa Robert Half, 2017 será um ano de contratações e falar inglês é um diferencial importante. Em entrevista ao Modulinho Empregos, Valéria Castiglioni, diretora da Cultura Inglesa de Jundiaí, avalia a importância do idioma para recolocação profissional ou crescimento na carreira. 

Segundo ela, o idioma virou praticamente a chave para que o candidato seja considerado qualificado e continue participando de um processo de seleção, pois é mais simples ensinar algo da área em que atuará do que fazê-lo falar o idioma com fluência. “Até porque esse aprendizado pode demorar mais tempo do que a conclusão de uma faculdade, por exemplo. Além de se destacar em um processo de seleção, o salário de um profissional é até 58% mais alto quando domina o idioma”, explica.

Para começar o ano fazendo a diferença, a orientação de Valéria é buscar estudar o idioma de forma eficiente e ágil. “O máximo de aproveitamento só ocorre quando a pessoa ousa se comunicar. Para isso, é preciso dedicar-se além das aulas, pois falar inglês é uma questão de exercício e persistência. Os momentos em sala são importantes para aprender e tirar as dúvidas, mas é fundamental separar um tempo em casa para estudar”, aconselha.

Para quem deseja estudar inglês ela elenca algumas dicas:

  • Escolha uma escola e uma metodologia que o ensine a vivenciar o inglês e não apenas que repasse o idioma;
    - Ouça músicas internacionais e tente reconhecer as palavras já aprendidas;
    - Veja filmes e séries sem legenda. Depois assista novamente com a legenda em inglês e, por último, se necessário, veja com a legenda em português;
    - Pesquise sobre assuntos que gosta em inglês;
    - Encontre amigos e rodas de conversas em inglês;
    - Distribua as horas de estudo durante o dia
  • Ela destaca que os cursos intensivos são uma opção para quem quer acelerar o aprendizado do inglês. “Uma das vantagens é o tempo de contato com a língua. Nos programas regulares, a média de estudo é de duas horas semanais. Nos intensivos, a carga horária sobe para dez horas em sete dias. É uma espécie de imersão”, esclarece.
  • Sempre é tempo de aprender? Valéria garante que nunca é cedo ou tarde demais para se aprender um novo idioma. Ela afirma que a maioria das pessoas fica com vergonha de falar. “O medo, na verdade, é de falhar, e o estudante suprime toda sua potencialidade de absorver conhecimento. Assim, infelizmente, não percebe o quanto poderia estar evoluindo se arriscasse mais. Por isso, meu conselho é que as pessoas se arrisquem e se comuniquem mais - em português e em inglês - este ano”, diz.
  • De acordo com Valéria, a melhor metodologia para o aprendizado de um idioma é aquela que convida os alunos a serem protagonistas dentro da sala de aula. A pronúncia e a gramática, o vocabulário e a interpretação são aspectos desenvolvidos pela interação. “Nós, da Cultura Inglesa, criamos oportunidades de diálogos, jogos e projetos entre os estudantes. E estes nos apontam que nem sentem o tempo passar, pois são horas agradáveis”, detalha.  
Comente esta matéria 0 comentários
Seja o primeiro a comentar esta matéria!
Seu telefone e e-mail NÃO serão publicados!
* Campos obrigatórios! (caracteres restantes: 1000)
Li e estou de acordo com os termos e condições de uso do portal.
Outras notícias sobre EMPREGOS E CONCURSOS LISTAR TODAS
JORNAL DE JUNDIAÍ
política de privacidade anuncie conosco
editorias



Empregos e Concursos
Especiais


Motor
Mundo
Opinião
Polícia
Política
Repórter JJ
Turismo
cidades
Jundiaí
Região
entretenimento

Cultura & Lazer
Théo Faz & Acontece
esportes
tv jj



Notícias
Periscope


grupo jj
Fale Conosco
Repórter JJ
Quem Somos
Expediente
Anuncie
Assine o Jornal
Gráfica JJ
Termo e
Condições de Uso
2014 © Jornal de Jundiaí - Todos os direitos reservados.
Acesse:
Projeto Gráfico: Marcelo Savoy | Desenvolvimento: //sithes.com