EMPREGOS E CONCURSOS
Jundiaí, 21 de janeiro de 2017
08/01/2017 05h00 - QUALIFICAÇÃO

Inglês é diferencial importante na carreira

Ellen Fernandes
efernandes@jj.com.br
© Divulgação
O inglês continua sendo o idioma mais exigido pelos recrutadores e, consequentemente, o mais procurado por quem deseja aprender uma segunda língua. De acordo com pesquisa realizada pela empresa Robert Half, 2017 será um ano de contratações e falar inglês é um diferencial importante. Em entrevista ao Modulinho Empregos, Valéria Castiglioni, diretora da Cultura Inglesa de Jundiaí, avalia a importância do idioma para recolocação profissional ou crescimento na carreira. 

Segundo ela, o idioma virou praticamente a chave para que o candidato seja considerado qualificado e continue participando de um processo de seleção, pois é mais simples ensinar algo da área em que atuará do que fazê-lo falar o idioma com fluência. “Até porque esse aprendizado pode demorar mais tempo do que a conclusão de uma faculdade, por exemplo. Além de se destacar em um processo de seleção, o salário de um profissional é até 58% mais alto quando domina o idioma”, explica.

Para começar o ano fazendo a diferença, a orientação de Valéria é buscar estudar o idioma de forma eficiente e ágil. “O máximo de aproveitamento só ocorre quando a pessoa ousa se comunicar. Para isso, é preciso dedicar-se além das aulas, pois falar inglês é uma questão de exercício e persistência. Os momentos em sala são importantes para aprender e tirar as dúvidas, mas é fundamental separar um tempo em casa para estudar”, aconselha.

Para quem deseja estudar inglês ela elenca algumas dicas:

  • Escolha uma escola e uma metodologia que o ensine a vivenciar o inglês e não apenas que repasse o idioma;
    - Ouça músicas internacionais e tente reconhecer as palavras já aprendidas;
    - Veja filmes e séries sem legenda. Depois assista novamente com a legenda em inglês e, por último, se necessário, veja com a legenda em português;
    - Pesquise sobre assuntos que gosta em inglês;
    - Encontre amigos e rodas de conversas em inglês;
    - Distribua as horas de estudo durante o dia
  • Ela destaca que os cursos intensivos são uma opção para quem quer acelerar o aprendizado do inglês. “Uma das vantagens é o tempo de contato com a língua. Nos programas regulares, a média de estudo é de duas horas semanais. Nos intensivos, a carga horária sobe para dez horas em sete dias. É uma espécie de imersão”, esclarece.
  • Sempre é tempo de aprender? Valéria garante que nunca é cedo ou tarde demais para se aprender um novo idioma. Ela afirma que a maioria das pessoas fica com vergonha de falar. “O medo, na verdade, é de falhar, e o estudante suprime toda sua potencialidade de absorver conhecimento. Assim, infelizmente, não percebe o quanto poderia estar evoluindo se arriscasse mais. Por isso, meu conselho é que as pessoas se arrisquem e se comuniquem mais - em português e em inglês - este ano”, diz.
  • De acordo com Valéria, a melhor metodologia para o aprendizado de um idioma é aquela que convida os alunos a serem protagonistas dentro da sala de aula. A pronúncia e a gramática, o vocabulário e a interpretação são aspectos desenvolvidos pela interação. “Nós, da Cultura Inglesa, criamos oportunidades de diálogos, jogos e projetos entre os estudantes. E estes nos apontam que nem sentem o tempo passar, pois são horas agradáveis”, detalha.  
Comente esta matéria 0 comentários
Seja o primeiro a comentar esta matéria!
Seu telefone e e-mail NÃO serão publicados!
* Campos obrigatórios! (caracteres restantes: 1000)
Li e estou de acordo com os termos e condições de uso do portal.
Outras notícias sobre EMPREGOS E CONCURSOS LISTAR TODAS
JORNAL DE JUNDIAÍ
política de privacidade anuncie conosco
editorias
Brasil
Cantinho Pet
Economia
Empregos e Concursos
Especiais
Especial 50 Anos
JJ Nos Bairros
Jotinha
Motor
Mundo
Opinião
Polícia
Política
Repórter JJ
Turismo
cidades
Jundiaí
Região
entretenimento
Agito
Cultura & Lazer
Estilo
Revista Estilo & Casa
Théo Faz & Acontece
Revista Hype
Revista Noivas
esportes
fotos
tv jj
Entrevistas
Na Cozinha
Na Ponta da Língua
Notícias
Periscope
Salão Duas Rodas
Seu Bolso
Simplesmente Vinho
grupo jj
Fale Conosco
Blog JJ
Repórter JJ
Quem Somos
Expediente
Anuncie
Assine o Jornal
Enquete
Rádio Difusora
Revista Hype
Revista Noivas
Ponto Onze
Gráfica JJ
Termo e
Condições de Uso
2014 © Jornal de Jundiaí - Todos os direitos reservados.
Acesse:
Projeto Gráfico: Marcelo Savoy | Desenvolvimento: //sithes.com