CULTURA & LAZER
Jundiaí, 24 de outubro de 2017
10/01/2017 05h00 - EM SÃO PAULO

Santos Dumont e artistas negros são temas de exposições

Ellen Fernandes
efernandes@jj.com.br
© Divulgação
A produção de artistas negros é abordada em fotografias e vídeos, como é o caso de ‘Exu – A Boca do Universo’
O mês de janeiro marca o encerramento de três exposições no Itaú Cultural, em São Paulo, todas com entrada gratuita. Uma delas é a “Ocupação Abdias Nascimento”, que mostra toda a trajetória do intelectual negro, fundamental para a história de combate ao racismo no Brasil. A exposição resgata momentos emblemáticos em sua história, sua participação em grupos artísticos como a Santa Hermandad Orquídea, o Teatro do Sentenciado, o Teatro Experimental do Negro e o Museu de Arte Negra, e de grupos de articulação política, social e de pesquisa como a Convenção Nacional do Negro, o Memorial Zumbi e o Instituto de Pesquisas e Estudos Afro Brasileiros (Ipeafro).

A programação segue até 15 de janeiro, entre performances, leituras dramáticas de peças encenadas pelo Ten – do próprio Abdias e de outros autores – na Sala Itaú Cultural, no Auditório da Secretaria Municipal de Igualdade Racial (SMPIR) e nos CDRs de Cidade Tiradentes, Vila Maria e Jabaquara.

Artes visuais - A Mostra Diálogos Ausentes permanece em cartaz até 29 de janeiro e reúne obras de artistas negros brasileiros das artes visuais, cênicas e do audiovisual. O público é convidado a conhecer a riqueza da produção de artistas negros contemporâneos no Brasil. A mostra contempla, por exemplo, os desenhos e esculturas de Sidney Amaral, artista paulistano que retrata de maneira irônica e sarcástica questões de ordem política e existencial. Dalton Paula, outro nom7ye de destaque no cenário artístico atual, é autor de pinturas a óleo e do registro da performance Unguento.

O audiovisual está presente, ainda, nas exibições dos curtas-metragens “KBELA”, de Yasmin Thayná, “Quintal”, de André Novais, e “Cores e Botas”, de Juliana Vicente. As artes cênicas aparecem nas fotografias e vídeos, como é o caso de “Exu – A Boca do Universo”, espetáculo dirigido por Fernanda Júlia representado por imagens e elementos do cenário por meio de objetos cênicos.

Santos Dumont - Além de contar a história do inventor de avião, a “Mostra Santos Dumont – Coleção Brasiliana Itaú” também exibe a aeronave ‘Demoiselle’ em tamanho original, considerada sua obra-prima. Até 29 de janeiro o público poderá prestigiar, gratuitamente, cerca de 600 obras, entre peças originais e pessoais de Santos Dumont, fotografias históricas de época e registros de voos dos balões e aeroplanos.

Há também um grande número de cartas, documentos pessoais e vídeos históricos de seus voos e fones de ouvido que tocam músicas que falam do inventor. A curadoria é da jornalista Luciana Garbin e do Itaú Cultural. A linha curatorial se sustenta em pilares que marcam a sua trajetória tratados hoje em dia como inovação, ciência e empreendedorismo.

O Itaú Cultural fica na avenida Paulista, 149, Estação Brigadeiro do metrô, em São Paulo. Mais informações pelo telefone (11) 2168-1776 ou pelo site.

Comente esta matéria 0 comentários
Seja o primeiro a comentar esta matéria!
Seu telefone e e-mail NÃO serão publicados!
* Campos obrigatórios! (caracteres restantes: 1000)
Li e estou de acordo com os termos e condições de uso do portal.
Outras notícias sobre CULTURA & LAZER LISTAR TODAS
JORNAL DE JUNDIAÍ
política de privacidade anuncie conosco
editorias



Empregos e Concursos
Especiais


Motor
Mundo
Opinião
Polícia
Política
Repórter JJ
Turismo
cidades
Jundiaí
Região
entretenimento

Cultura & Lazer
Théo Faz & Acontece
esportes
tv jj


Na Ponta da Língua
Notícias
Periscope
Salão Duas Rodas

grupo jj
Fale Conosco
Repórter JJ
Quem Somos
Expediente
Anuncie
Assine o Jornal
Gráfica JJ
Termo e
Condições de Uso
2014 © Jornal de Jundiaí - Todos os direitos reservados.
Acesse:
Projeto Gráfico: Marcelo Savoy | Desenvolvimento: //sithes.com