CULTURA & LAZER
Jundiaí, 28 de fevereiro de 2017
10/01/2017 05h00 - EM SÃO PAULO

Santos Dumont e artistas negros são temas de exposições

Ellen Fernandes
efernandes@jj.com.br
© Divulgação
A produção de artistas negros é abordada em fotografias e vídeos, como é o caso de ‘Exu – A Boca do Universo’
O mês de janeiro marca o encerramento de três exposições no Itaú Cultural, em São Paulo, todas com entrada gratuita. Uma delas é a “Ocupação Abdias Nascimento”, que mostra toda a trajetória do intelectual negro, fundamental para a história de combate ao racismo no Brasil. A exposição resgata momentos emblemáticos em sua história, sua participação em grupos artísticos como a Santa Hermandad Orquídea, o Teatro do Sentenciado, o Teatro Experimental do Negro e o Museu de Arte Negra, e de grupos de articulação política, social e de pesquisa como a Convenção Nacional do Negro, o Memorial Zumbi e o Instituto de Pesquisas e Estudos Afro Brasileiros (Ipeafro).

A programação segue até 15 de janeiro, entre performances, leituras dramáticas de peças encenadas pelo Ten – do próprio Abdias e de outros autores – na Sala Itaú Cultural, no Auditório da Secretaria Municipal de Igualdade Racial (SMPIR) e nos CDRs de Cidade Tiradentes, Vila Maria e Jabaquara.

Artes visuais - A Mostra Diálogos Ausentes permanece em cartaz até 29 de janeiro e reúne obras de artistas negros brasileiros das artes visuais, cênicas e do audiovisual. O público é convidado a conhecer a riqueza da produção de artistas negros contemporâneos no Brasil. A mostra contempla, por exemplo, os desenhos e esculturas de Sidney Amaral, artista paulistano que retrata de maneira irônica e sarcástica questões de ordem política e existencial. Dalton Paula, outro nom7ye de destaque no cenário artístico atual, é autor de pinturas a óleo e do registro da performance Unguento.

O audiovisual está presente, ainda, nas exibições dos curtas-metragens “KBELA”, de Yasmin Thayná, “Quintal”, de André Novais, e “Cores e Botas”, de Juliana Vicente. As artes cênicas aparecem nas fotografias e vídeos, como é o caso de “Exu – A Boca do Universo”, espetáculo dirigido por Fernanda Júlia representado por imagens e elementos do cenário por meio de objetos cênicos.

Santos Dumont - Além de contar a história do inventor de avião, a “Mostra Santos Dumont – Coleção Brasiliana Itaú” também exibe a aeronave ‘Demoiselle’ em tamanho original, considerada sua obra-prima. Até 29 de janeiro o público poderá prestigiar, gratuitamente, cerca de 600 obras, entre peças originais e pessoais de Santos Dumont, fotografias históricas de época e registros de voos dos balões e aeroplanos.

Há também um grande número de cartas, documentos pessoais e vídeos históricos de seus voos e fones de ouvido que tocam músicas que falam do inventor. A curadoria é da jornalista Luciana Garbin e do Itaú Cultural. A linha curatorial se sustenta em pilares que marcam a sua trajetória tratados hoje em dia como inovação, ciência e empreendedorismo.

O Itaú Cultural fica na avenida Paulista, 149, Estação Brigadeiro do metrô, em São Paulo. Mais informações pelo telefone (11) 2168-1776 ou pelo site.

Comente esta matéria 0 comentários
Seja o primeiro a comentar esta matéria!
Seu telefone e e-mail NÃO serão publicados!
* Campos obrigatórios! (caracteres restantes: 1000)
Li e estou de acordo com os termos e condições de uso do portal.
Outras notícias sobre CULTURA & LAZER LISTAR TODAS
JORNAL DE JUNDIAÍ
política de privacidade anuncie conosco
editorias
Brasil
Cantinho Pet
Economia
Empregos e Concursos
Especiais
Especial 50 Anos
JJ Nos Bairros
Jotinha
Motor
Mundo
Opinião
Polícia
Política
Repórter JJ
Turismo
cidades
Jundiaí
Região
entretenimento
Agito
Cultura & Lazer
Estilo
Revista Estilo & Casa
Théo Faz & Acontece
Revista Hype
Revista Noivas
esportes
fotos
tv jj
Entrevistas
Na Cozinha
Na Ponta da Língua
Notícias
Periscope
Salão Duas Rodas
Seu Bolso
Simplesmente Vinho
grupo jj
Fale Conosco
Blog JJ
Repórter JJ
Quem Somos
Expediente
Anuncie
Assine o Jornal
Enquete
Rádio Difusora
Revista Hype
Revista Noivas
Ponto Onze
Gráfica JJ
Termo e
Condições de Uso
2014 © Jornal de Jundiaí - Todos os direitos reservados.
Acesse:
Projeto Gráfico: Marcelo Savoy | Desenvolvimento: //sithes.com