JUNDIAÍ
Jundiaí, 22 de janeiro de 2017
11/01/2017 05h00 - CORRIQUEIRO

Acidentes domésticos são responsáveis por 30% da demanda do PS Infantil

Mauro Utida
mutida@jj.com.br
© Rui Carlos
Na casa do pequeno Diogo, de 3 anos, os pais Teresa e Tiago Orrú cuidaram dos detalhes, cercando toda a piscina
Durante as férias escolares, cerca de 30% dos atendimentos no Pronto-Socorro Infantil do Hospital Universitário estão relacionados aos acidentes domésticos, como queimaduras, quedas, cortes e fraturas. Segundo informações do próprio hospital, este aumento está relacionado ao maior tempo da criança em casa e, por isso, diversos cuidados devem ser tomados para evitar uma tragédia maior.

A pediatra do HU Fabiana Sonehara Barros informa que a maior parte dos atendimentos no hospital envolve fraturas relacionadas à prática de skate, bicicleta e patins. Ela orienta o uso de equipamentos de segurança, como capacetes, cotoveleiras, joelheiras e luvas para evitar traumas maiores, como pancadas na cabeça, que podem, inclusive, levar a óbito. Outra brincadeira comum entre os garotos, porém perigosa, é a pipa. “É preciso muito cuidado com os fios de eletricidade, que podem causar descargas elétricas. Outro risco é cair de locais como lajes e sofrer algum tipo de trauma”, alerta.

A médica pediatra também chama a atenção para os acidentes dentro de casa, que podem ser evitados com mais prevenção. Ela aconselha o uso de protetores nas tomadas para evitar choques elétricos em crianças que estejam começando a gatinhar e andar, além de manter produtos de limpeza longe do alcance da visão dos pequenos. Na cozinha, a pediatra pede atenção redobrada por causa das facas e objetos cortantes, além do fogão que pode ocasionar queimaduras se não houver cuidados, como deixar o cabo das panelas para o lado de fora, por exemplo. “Dentro de casa é preciso tomar muito cuidado também com os remédios, principalmente as famílias com idosos, onde a concentração de remédios é maior. As crianças podem confundir com balas, ingerir, e passar mal depois”, diz.

Prevenção - A jornalista Teresa Orrú, 35 anos, recorda que na infância um primo sofreu queimaduras ao se apoiar no cabo de uma panela com água fervendo enquanto a mãe dele cozinhava. Hoje ela é mãe de Diogo, de 3 anos, e Alice, de 1 ano e 6 meses, e junto com o marido pensaram em todos os detalhes da casa para evitar que os filhos se machuquem em acidentes domésticos. Na casa de Teresa, a preocupação maior foi com a piscina, que teve de ser cercada com uma estrutura de vidro, permanecendo sempre trancada. As escadas também contam com cercas de proteção, as janelas possuem telas e as tomadas são protegidas com capas. Na cozinha, as gavetas das facas foram confeccionadas com travas, além disso, o casal evita deixar produtos de limpeza e cordas ao alcance das crianças. “Crianças adoram colocar cordas no pescoço, até mesmo a corda das cortinas ficam escondidas”, conta.

Para Teresa, o cuidado com crianças deve ser constante. “Os meus filhos estão na fase de descobrir o mundo e nosso desafio como pais é pensar além para prevenir os acidentes.”

Hospital Universitário - Em 2016, o PS Infantil do Hospital Universitário registrou 70.166 ocorrências. Apesar do índice envolvendo acidentes domésticos ser 20% maior em relação aos outros meses do ano, o período com mais atendimentos são os meses de inverno, quando os atendimentos estão relacionados a doenças respiratórias, viroses e caxumbas. Fora do período das férias escolares, os acidentes domésticos chegam a aproximadamente 10% dentro do pronto-socorro.

Comente esta matéria 0 comentários
Seja o primeiro a comentar esta matéria!
Seu telefone e e-mail NÃO serão publicados!
* Campos obrigatórios! (caracteres restantes: 1000)
Li e estou de acordo com os termos e condições de uso do portal.
Outras notícias sobre JUNDIAÍ LISTAR TODAS
JORNAL DE JUNDIAÍ
política de privacidade anuncie conosco
editorias
Brasil
Cantinho Pet
Economia
Empregos e Concursos
Especiais
Especial 50 Anos
JJ Nos Bairros
Jotinha
Motor
Mundo
Opinião
Polícia
Política
Repórter JJ
Turismo
cidades
Jundiaí
Região
entretenimento
Agito
Cultura & Lazer
Estilo
Revista Estilo & Casa
Théo Faz & Acontece
Revista Hype
Revista Noivas
esportes
fotos
tv jj
Entrevistas
Na Cozinha
Na Ponta da Língua
Notícias
Periscope
Salão Duas Rodas
Seu Bolso
Simplesmente Vinho
grupo jj
Fale Conosco
Blog JJ
Repórter JJ
Quem Somos
Expediente
Anuncie
Assine o Jornal
Enquete
Rádio Difusora
Revista Hype
Revista Noivas
Ponto Onze
Gráfica JJ
Termo e
Condições de Uso
2014 © Jornal de Jundiaí - Todos os direitos reservados.
Acesse:
Projeto Gráfico: Marcelo Savoy | Desenvolvimento: //sithes.com