JUNDIAÍ
Jundiaí, 30 de março de 2017
02/02/2017 05h00 - DE VOLTA À ESCOLA

Retorno às aulas exige adaptação das crianças

Rafael Zochetti
rzochetti@jj.com.br
© Arquivo Pessoal
Com o fim das férias, Camila restringiu o horário permitido para jogos no computador e colocou os meninos para dormir mais cedo
A publicitária Camila Pagamisse já sabe: todos os dias precisa adiantar o relógio e ser insistente para conseguir acordar Gabriel, de 13 anos. O menino estuda no período da manhã e sofre para sair da cama. “Preciso chamá-lo umas cinco vezes”, conta a mãe. O Daniel, irmão de Gabriel, tem mais sorte - com cinco aninhos, ele vai para escola à tarde e pode dormir um pouco mais. Pelo menos 60 mil estudantes no Aglomerado Urbano de Jundiaí (AUJ) terão de voltar às aulas no próximo dia 13. Milhares da rede estadual retomaram os estudos nesta quarta-feira (01).

Para tentar ajudar o filho mais velho na difícil missão de acordar cedo, Camila colocou o pé no freio já nos últimos dias de férias: reduziu o tempo liberado para TV e jogo no computador e colocou a criançada para dormir mais cedo. “Eles tentam negociar umas horas a mais de computador e eu permito só na sexta e no sábado. Eles estão no direito de tentar, mas eu como mãe tenho o dever de dizer não. É para o bem deles, né?”, afirma.

Segundo o pediatra Saulo Duarte Passos, a Camila está certíssima. As crianças precisam deixar para trás o ritmo acelerado das férias e entrar na rotina do ano letivo. “O ideal é fazer uma volta gradual, já ir dormir e acordar mais cedo alguns dias antes de começar a aula”, explica. “Não se pode deixar a criança dormir a hora que quiser.”

Saulo diz que essa transição deve ser conversada com as crianças. “Dá para pegar o calendário, mostrar quando começam as aulas, explicar os horários”, diz, fazendo a ressalva de que a história é um pouco diferente no caso de adolescentes. “É preciso explicar as consequências da privação de sono, como perda de atenção, sonolência, alteração de humor e agressividade”, aponta. O pediatra também diz ser importante que a criança levante da cama a tempo de, com calma, tomar o café da manhã. “Normalmente (as crianças) levantam em cima da hora e aí vira uma correria para não se atrasarem. O café da manhã é fundamental, é o combustível para aguentar o dia”, enfatiza.

Mais uma vez, Camila faz tudo certinho. “Uma coisa que ajuda muito é que deixamos todo o material arrumado na mochila na noite anterior. Aí, quando acorda, dá tempo de tomar café e se arrumar”, conta.  Por falar em mochila, essa é uma grande preocupação da mãe, e também do médico. “É um absurdo o que as crianças precisam carregar”, critica o pediatra. “A mochila do Daniel é tranquila, ele leva um caderno, o estojo e a apostila, além de lancheira, kit de higiene e roupa reserva. Já o Gabriel tem três cadernos de 10 matérias, apostilas, três dicionários, estojo, livro de leitura...” Como essa é uma regra, e não exceção, Saulo orienta que se avalie o que precisa mesmo ser levado à escola e que o peso da mochila não ultrapasse 10% do peso da criança.

Comente esta matéria 1 comentário
Thais Nono 08/02/2017 20:20:17
Engraçado, JJ! Vcs sabiam que as aulas começariam em 13 de fevereiro?!!! Uauuuu... Lamentável!
Seu telefone e e-mail NÃO serão publicados!
* Campos obrigatórios! (caracteres restantes: 1000)
Li e estou de acordo com os termos e condições de uso do portal.
Outras notícias sobre JUNDIAÍ LISTAR TODAS
JORNAL DE JUNDIAÍ
política de privacidade anuncie conosco
editorias
Brasil
Cantinho Pet
Economia
Empregos e Concursos
Especiais
Especial 50 Anos
JJ Nos Bairros
Jotinha
Motor
Mundo
Opinião
Polícia
Política
Repórter JJ
Turismo
cidades
Jundiaí
Região
entretenimento
Agito
Cultura & Lazer
Estilo
Revista Estilo & Casa
Théo Faz & Acontece
Revista Hype
Revista Noivas
esportes
fotos
tv jj
Entrevistas
Na Cozinha
Na Ponta da Língua
Notícias
Periscope
Salão Duas Rodas
Seu Bolso
Simplesmente Vinho
grupo jj
Fale Conosco
Blog JJ
Repórter JJ
Quem Somos
Expediente
Anuncie
Assine o Jornal
Enquete
Rádio Difusora
Revista Hype
Revista Noivas
Ponto Onze
Gráfica JJ
Termo e
Condições de Uso
2014 © Jornal de Jundiaí - Todos os direitos reservados.
Acesse:
Projeto Gráfico: Marcelo Savoy | Desenvolvimento: //sithes.com