ESPORTES
Jundiaí, 22 de novembro de 2017
20/03/2017 19h07 - SÉRIE A3

Paulista precisa de 11 pontos para não cair e de 17 para se classificar

Paulo Behr Ferro
pferro@jj.com.br
Desde 2012, o Campeonato Paulista da Série A3 tem o atual formato na primeira fase, com 20 times se enfrentando em turno único - no sistema “todos contra todos”. Pela média de pontos das últimas cinco edições do torneio, o time em 14º lugar (no limite da “degola”) escapou do rebaixamento com 23,2 pontos. Arredondando para um número inteiro, 24.

Aplicando isso para a disputa de 2017, portanto, o Paulista (13 pontos ganhos de 36 possíveis) deve ficar na A3 para o ano que vem com mais três vitórias e dois empates nos sete compromissos que ainda terá pela frente, sendo quatro no estádio Dr. Jayme Cintra e três fora.

O Tricolor volta a campo quarta-feira (22), às 19h30, no estádio Sílvio Salles, em Catanduva, contra o Catanduvense, lanterna do campeonato com apenas cinco pontos e praticamente condenado a jogar a quarta divisão em 2018. Depois, o Galo recebe a Portuguesa Santista (dia 25), vai a Marília pegar o MAC (29), encara Olímpia e Comercial em Jundiaí (dias 1º e 5 de abril), mede forças com o Grêmio Osasco na Grande São Paulo, no dia 9, e recebe o Taboão da Serra no dia 16.

O Paulista está neste momento, com os 20 times da Série A3 tendo feito 12 partidas cada, em 16º lugar, a quatro pontos do Taboão da Serra (17 pontos), o primeiro fora do Z6, e a cinco do Grêmio Osasco (8º na tabela). Como sonhar não custa nada, se o time comandado por Sérgio Caetano quiser pensar nas remotas chances de ficar no G8 e disputar as quartas de final, terá que fazer mais 17 pontos (cinco vitórias e dois empates nos sete compromissos que lhe restam). Se somar 30, o Tricolor pode seguir adiante do Estadual pela média de pontos das equipes que se classificaram de 2012 a 2016 (29,6), arredondada para cima.

Vale lembrar que um time pode cair com 23 ou 24 pontos, dependendo do desempenho das equipes da parte de baixo da tabela, ou ficar de fora das quartas com 30, se os concorrentes à vaga também somarem pontos e superarem seus rivais nos critérios de desempate. O objetivo destes cálculos é dar um parâmetro de quantos pontos podem fazer um elenco permanecer na Série A3, cair ou comemorar a classificação, de acordo com os torneios dos anos anteriores. 

Comente esta matéria 3 comentários
Pepe 21/03/2017 10:57:33
Eu gostaria muito de ver o Paulista se classificando pra próxima fase. Mas tem coisa que a gente sabe que é impossível. Onde tem Paulista, tem rebaixamento.
joel fernando martini 21/03/2017 17:18:07
O galo não vai cair....força galoooooooo.
Walter Aparecido de Souza 22/03/2017 17:10:58
É muito triste ver o Paulista passar por essa situação. Eu como tantos outros torcedores que já vimos o Jaime Cintra lotado, confiante no desempenho da equipe. Que saudade da final no paulistão contra o São Caetano, passar com o ônibus da torcida pelas ruas de São Paulo sendo admirados por Palmeirenses, São Paulinos e claro os corinthianos. Hoje estamos diante de cálculos para não cair para a quarta divisão. Seria só falta de dinheiro ou uma administração deficiente? Até o Umberto Loser pegou o chápeu e foi embora! A Raça Tricolor, torcida organiza do nosso Paulista, sofre como criança que perde um pai.É mais do que triste... é como a certeza do ente querido não ter cura! Vejo um único remédio para meu Paulista, a venda para um forte grupo de capital estrangeiro, com interesse de lucrar e de devolver a honra a seus torcedores. Ao torcedor não interessa o bairrismo de quem comanda, torcedor quer ver vitórias e nada mais. Eu disse venda e não arranjos comerciais.
Seu telefone e e-mail NÃO serão publicados!
* Campos obrigatórios! (caracteres restantes: 1000)
Li e estou de acordo com os termos e condições de uso do portal.
Outras notícias sobre ESPORTES LISTAR TODAS
JORNAL DE JUNDIAÍ
política de privacidade anuncie conosco
editorias



Empregos e Concursos
Especiais


Motor
Mundo
Opinião
Polícia
Política
Repórter JJ
Turismo
cidades
Jundiaí
Região
entretenimento

Cultura & Lazer
Théo Faz & Acontece
esportes
tv jj


Na Ponta da Língua
Notícias
Periscope
Salão Duas Rodas

grupo jj
Fale Conosco
Repórter JJ
Quem Somos
Expediente
Anuncie
Assine o Jornal
Gráfica JJ
Termo e
Condições de Uso
2014 © Jornal de Jundiaí - Todos os direitos reservados.
Acesse:
Projeto Gráfico: Marcelo Savoy | Desenvolvimento: //sithes.com