POLÍTICA
Jundiaí, 24 de junho de 2017
20/04/2017 20h32 - DESENCANTO

Denúncias de corrupção ‘queimam’ figuras políticas

Luciana Muller
lmuller@jj.com.br
© Alexandre Martins
“Eu ainda acredito que existem bons políticos no meio dos outros. Só não sei onde estão.” Marina Duarte Araújo, 27 anos, vendedora
Nas últimas semanas, as delações de executivos de grandes construtoras, denunciando o pagamento de caixa 2 a políticos de todas as esferas deixou a população desiludida com a categoria. Os impactos serão sentidos nas próximas eleições, na opinião de especialistas, que apontam um momento de ‘nova política’ e renovação, com oportunidades para nomes sem ligação com a política, que tenham expressão e papel de gestor.

Apesar de estar decepcionada com a quantidade de denúncias envolvendo os políticos, Marina Duarte Araújo, 27 anos, vendedora, espera enxergar um panorama diferente na próxima eleição. “Eu ainda acredito que existem bons políticos no meio dos outros. Só não sei onde estão. Temos que procurar bem para as próximas eleições”, comenta.

O aposentado Nelson Bogajo, 71 anos, está esperançoso com o movimento vivido. “Graças a Deus que as denúncias estão ocorrendo e os culpados serão punidos. Acredito em uma mudança de perfil dos políticos para os próximos anos. Os eleitores vão buscar mais informações”, salienta.

Dono de um estabelecimento comercial, Carlos José da Silva, 45 anos, está triste com a situação do País. “Tem muito político corrupto. Temos que votar naqueles que conhecemos e podemos cobrar”, determina.

O professor Cláudio Cunha, 47 anos, afirma que a sociedade brasileira vive um momento de apreensão. “Estamos numa confusão grande, resultado de décadas de um sistema político feito para algumas pessoas sempre controlar o País. Se a reforma política passar com a forma de voto em lista fechada, a abstinência coletiva abre as portas para uma convulsão social”, acredita.

Sem muita intimidade com a política, Bianca Fernandes, 21 anos, estudante, afirma acompanhar ‘de longe’ o cenário político nacional. “Sei que está ruim porque ouço as pessoas falando. É uma situação de desilusão. Temos que esperar os desdobramentos para saber que rumo tomar nas próximas eleições”, explica. Decepcionada com o cenário nacional, a comerciante Maira Wyatt, 48 anos, não tem boas expectativas para os próximos anos. “A política está horrível. Sempre existiu a corrupção, mas não desta forma tão escancarada. Sempre que estoura mais denúncias, tentam disfarçar e enganar o povo. Tenho pena dos nossos filhos. Não acredito que haja mudança na próxima eleição”, lamenta.

Sem tradição - Para o professor da IBE-FGV, Alcidney Sentallin, especialista em política e finanças, a Operação Lava Jato, que tem exposto políticos de todos os principais partidos, cria uma espécie de selo, que será usado nas próximas eleições. “Os políticos que estão citados na operação serão vistos pela população com um carimbo de ‘envolvido’. Já aqueles que não foram citados usarão isso a favor, como um carimbo de ‘não está na Lava Jato’. A relação promíscua entre o público e o privado, aberta pelas investigações, fazendo um poder investigar outro, coloca em descrédito os políticos na visão da população”, comenta.

Para Sentallin, o momento vivido pelo Brasil é de mudança para uma nova política, distante dos antigos moldes, com mais transparência e de oportunidades para novos nomes. “O eleitor busca se identificar com o político. Aquele com perfil de gestão terá grandes chances de ter êxito”, explica.

Comente esta matéria 1 comentário
Silvana 21/04/2017 08:42:14
Acorda, prefeito e Pacheco, a cidade está abandonada, por que? Sai um prefeito e entra outro e nada acontece! Andem as ruas, busquem o sistema de saúde escolas públicas, aí, sim vcs vão sentir na pele o que incompetência administrativa! Enquanto a polpulacao não exigir reforma e formação em políticas públicas, será sempre esse tipo de incompetência e politicagem! contrate-me, não quero salário, só trabalhar para o bem do povo!!!! Tire esses secretariados vovós da política há tanto tempo, basta ! Cidade abandonadaaaaaaa
Seu telefone e e-mail NÃO serão publicados!
* Campos obrigatórios! (caracteres restantes: 1000)
Li e estou de acordo com os termos e condições de uso do portal.
Outras notícias sobre POLÍTICA LISTAR TODAS
JORNAL DE JUNDIAÍ
política de privacidade anuncie conosco
editorias



Empregos e Concursos
Especiais


Motor
Mundo
Opinião
Polícia
Política
Repórter JJ
Turismo
cidades
Jundiaí
Região
entretenimento

Cultura & Lazer
Théo Faz & Acontece
esportes
tv jj



Notícias
Periscope


grupo jj
Fale Conosco
Repórter JJ
Quem Somos
Expediente
Anuncie
Assine o Jornal
Gráfica JJ
Termo e
Condições de Uso
2014 © Jornal de Jundiaí - Todos os direitos reservados.
Acesse:
Projeto Gráfico: Marcelo Savoy | Desenvolvimento: //sithes.com