POLÍTICA
Jundiaí, 23 de outubro de 2017
28/04/2017 06h00 - ÔNIBUS DE SUPERFÍCIE

Em Brasília, Jundiaí busca recuperar recurso do BRT

Luciana Muller
lmuller@jj.com.br
© Alexandre Martins
Uma comitiva da Prefeitura de Jundiaí esteve no Ministério das Cidades, nesta semana, para discutir a retomada do projeto do BRT (Bus Rapid Transit), que já conta com R$ 106 milhões aprovados para financiamento pela Caixa, mas tem o recurso bloqueado.

Para viabilizar, a administração jundiaiense quer retomar o projeto inicial - criado pela gestão tucana de Miguel Haddad, em 2012 -. que contemplava os eixos leste, oeste e norte, de forma a atingir mais usuários do transporte público.

A conversa foi realizada nesta semana, no Ministério das Cidades, em Brasília. Segundo o gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi, os analistas federais pediram 15 dias para avaliar as alterações e aprovar ou não a solicitação.

“Existem divergências entre o projeto apresentado na carta consulta que foi aprovada e o projeto que foi aprovado. O primeiro contemplava mais de 20 quilômetros em três eixos. Houve modificação, o traçado encaminhado na gestão passada era de pouco mais de 4 quilômetros, em apenas um eixo. Essa proposta foi implodida pelo Ministério Público”, explica o gestor.

Essa discordância atrapalha a liberação da verba, já que o Conselho Curador do FGTS - órgão de onde o dinheiro foi financiado - não tem com o quê comparar. “A intenção é conseguir que o projeto inicial seja aprovado. O Ministério pediu 15 dias para a análise. Caso o parecer seja positivo, teremos mais 15 dias para apresentar as modificações”, detalha.

Mudanças
Segundo o gestor de Mobilidade e Transporte, Silvestre Eduardo Rocha Ribeiro, a intenção é, com o aval positivo federal, ampliar o investimento para os três grandes eixos de transporte público. “Os 106 milhões já não são suficientes para o projeto apresentado, de 4 km.

A intenção é fazer melhorias em seis terminais, construir um novo terminal no Novo Horizonte, e colocar tecnologia nos ônibus e sistemas informatizados de semáforo para que o transporte público seja priorizado em horários de picos nas vias existentes. Desta forma, será possível atender uma população usuária maior”.

Com essas medidas, segundo o gestor de Mobilidade e Transporte, o projeto será simplificado e ofertará mais qualidade ao transporte público da cidade.

Mais verbas
Ainda de acordo com o gestor de Governo e Finanças, existe a expectativa, após anúncio do governo federal, de liberação de novos créditos para saneamento, infraestrutura e mobilidade, mas o detalhamento de quais tipos de projetos serão contemplados ainda não foi definido. Jundiaí teria pré-desenhado para seleção o projeto para a ampliação da captação e distribuição de água no vetor Oeste.

Comente esta matéria 2 comentários
Aparecido Silva 28/04/2017 19:37:19
VAMOS ACERTAR A NOTÍCIA: A PROPOSTA DO EX-PREFEITO MIGUEL E DEPOIS AGREGADA PELO PREFEITO LUIZ ERA DE FAZER O "VLT". A PROPOSTA DO "BRT" FOI APROVADA NA GESTÃO SEGUINTE DO EX-PREFEITO PEDRO. NÃO SAIU NADA DE NENHUM LADO. DECIDE LOGO O QUE VAI FAZER E DÁ SEGUIMENTO. O QUE NÃO ADIANTA É FICAR FAZENDO DISCURSO DE QUE O PROJETO É MEU, O PROJETO ERA MEU, VAMOS VER COMO VAI SER O PROJETO....O POVO ESTÁ CANSADO DISSO....IGUAL A ALÇA DA ANHANGUERA QUE VAI TER TER UNS 10 PAIS REINVIDICANDO O FILHO....O CÓRREGO DAS WALQUÍRIAS QUE ERA IDÉIA DO ÍBIS CRUZ....40 ANOS E NADA ACONTECE....SÓ BLÁ, BLÁ, BLÁ.....
Aparecido Silva 28/04/2017 20:04:57
Engraçado que com essa administração o dinheiro nunca dá, sempre precisa mais. São R$ 27.000,00 POR METRO da tal obra.....Me dá o dinheiro que com R$ 27.000,00 POR METRO eu construo uma pirâmide com tumbas, salas de banho com mármore imperial e algo mais.....Tá de brincadeira....
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