JUNDIAÍ
Jundiaí, 25 de julho de 2017
16/07/2017 19h34 - VERDURAS E LEGUMES

Educação retoma projeto horta escolar em seis Emebs

Da Folhapress
redacao@jj.com.br
Seis escolas do Sistema Municipal de Ensino, em breve, terão em seus quintais verduras fresquinhas. Sob a coordenação do gestor José Antonio Parimoschi, a Unidade de Gestão de Educação está retomando o projeto horta escolar. Nesta semana, a diretora de Alimentação e Nutrição da UGE, a nutricionista Maria Angela Delgado, e o engenheiro agrônomo Sérgio Mesquita Pompermayer, da Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo, iniciaram visitas para avaliação dos espaços.

Neste primeiro momento, as hortas serão reimplantadas nas escolas Professor Antonio Adelino Marques da Silva Brandão, no Morada das Vinhas; Deodato Janski, no Jardim Tarumã; Ivo de Bona, no Parque Almerinda Chaves; e Professora Judith Almeida Curado Arruda, no bairro Cidade Nova, que integram o projeto de prevenção à obesidade infantil, além das Emebs Professora Abigahil Alves Fêu Borin e Professor Jânio da Silva Quadros, ambas no Eloy Chaves. A iniciativa conta com o apoio da Unidade de Agronegócio, Abastecimento e Turismo. A estratégia será cultivar o que os alunos não gostam de consumir, tais como: beterraba, cenoura e verduras diversas.

“Esse projeto nasceu faz mais de 15 anos, antes mesmo da Resolução 26 do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que fala da utilização do alimento como ferramenta da área pedagógica. Vamos retomá-lo, pois é um compromisso do prefeito atual, e com a perspectiva de expandir para todo o sistema. Ao envolver as crianças no plantio e na colheita, elas são estimuladas a experimentar, efetivando a educação nutricional. Por isso, a ideia é trabalhar com aquilo que elas menos aceitam, para que aprendam a conhecer. O que muda hábitos alimentares é o conhecimento. Além disso, o ‘horta escolar’ permite que o professor trabalhe vários conteúdos pedagógicos em sala de aula”, explica Angela.

Novidades - A novidade é que, dentro das metas do prefeito Luiz Fernando Machado de o município se transformar em Cidade Educadora, as famílias e a comunidade dos bairros serão envolvidas. Os pais serão convidados a ‘colocar a mão na terra’, ajudando os alunos a cuidar dos espaços, além de receberem cursos de formação sobre hortas e sobre a importância de hábitos saudáveis para a saúde. Já a comunidade poderá participar da iniciativa dentro das Unidades Básicas de Saúde.

Comente esta matéria 0 comentários
Seja o primeiro a comentar esta matéria!
Seu telefone e e-mail NÃO serão publicados!
* Campos obrigatórios! (caracteres restantes: 1000)
Li e estou de acordo com os termos e condições de uso do portal.
Outras notícias sobre JUNDIAÍ LISTAR TODAS
JORNAL DE JUNDIAÍ
política de privacidade anuncie conosco
editorias



Empregos e Concursos
Especiais


Motor
Mundo
Opinião
Polícia
Política
Repórter JJ
Turismo
cidades
Jundiaí
Região
entretenimento

Cultura & Lazer
Théo Faz & Acontece
esportes
tv jj



Notícias
Periscope


grupo jj
Fale Conosco
Repórter JJ
Quem Somos
Expediente
Anuncie
Assine o Jornal
Gráfica JJ
Termo e
Condições de Uso
2014 © Jornal de Jundiaí - Todos os direitos reservados.
Acesse:
Projeto Gráfico: Marcelo Savoy | Desenvolvimento: //sithes.com