JUNDIAÍ
Jundiaí, 24 de outubro de 2017
11/10/2017 07h50 - PARQUE DA UVA

Com medo da febre amarela, a Festa das Crianças é transferida

Gustavo Amorim
gamorim@jj.com.br
© Alexandre Martins
Por prevenção contra a febre amarela, a Prefeitura de Jundiaí transferiu o local da festa do Dia das Crianças, nesta quinta-feira (12), para o Parque Comendador Antônio Carbonari (Parque da Uva). O evento seria realizado no Parque do Corrupira, mas a região é a mais afetada pela morte de macacos com a doença (sete casos confirmados até ontem). “Minha decisão é por prevenção. Ficamos muito preocupados com a grande concentração de pessoas no Corrupira”, disse o prefeito Luiz Fernando Machado (PSDB). A previsão é que 6 mil crianças - de um total de 20 mil pessoas compareçam ao evento, que não terá a estrutura modificada.

Questionado pela reportagem do JJ Regional, o prefeito Luiz Fernando e o gestor de Saúde, Tiago Teixeira, negaram veementemente que Jundiaí tenha algum caso confirmado ou até suspeito de febre amarela em humanos. “Até o momento não há nenhum”, afirmou Luiz Fernando.

O JJ Regional foi até o Parque da Uva e encontrou diversas pessoas buscando a vacinação. Segundo Maria do Carmo Possidente, enfermeira da Vigilância Epidemiológica, mais de 100 mil pessoas já receberam a vacina desde abril na cidade. “Temos a expectativa de que outras 100 mil já haviam sido vacinadas. Ou seja, ainda temos 50% da população em falta.”

A Prefeitura de Jundiaí trabalha com o cercamento da doença nas áreas rurais da cidade, ou seja, para que o vírus não chegue ao centro urbano. Para isso, realiza o trabalho de vacinação casa a casa nesses locais. “Só conseguimos garantir a segurança da população dessa forma. A prevenção é o único caminho”, afirma Tiago Teixeita, gestor de Saúde.

Carlos Ozahata, gerente da Unidade de Vigilância de Zoonoses de Jundiaí, voltou a destacar que a doença chegou em Jundiaí por Louveira e agora está rumo à região leste da cidade. “Na semana passada tivemos os primeiros casos de macacos mortos na Roseira. Não quer dizer que eles estão infectados, ainda faremos os testes, mas é a comprovação de que o vírus está seguindo para esse vetor”, afirmou. Ozahata, destacando que o Jundiaí-Mirim, Caxambu, Roseira, Rio Acima, Mato Dentro e Pinheirinho são as próximas zonas de cuidado do município.

Festa das Crianças
A readequação do local da Festa das Crianças para o Parque da Uva mantém a expectativa da Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP) de receber cerca de 20 mil pessoas. A festa ocorre das 8h às 17h nesta quinta-feira (12) e tem entrada gratuita.

Cama elástica, tobogã, pula-pula e piscina de bolinhas estarão espalhados pelos dois galpões do Parque da Uva. Além disso, serão distribuídos pipoca, algodão-doce, cachorro quente, suco e refrigerante. “Estamos mantendo a mesma estrutura, com o diferencial de oferecer as atrações em um espaço coberto e de modo mais organizado”, garante o gestor da UGISP, Adilson Rosa. A única ressalva para quem pretende curtir a Festa das Crianças é que o espaço proíbe a realização do churrasco.

A festa também contará com intervenções de pintura no rosto, a partir das 9h30, e dos palhaços da Cia. Tão Distante, a partir das 11h. O espetáculo de ilusionismo e magia com a companhia Walking Around está marcado para às 12h30; às 14h30 haverá contação de histórias.

No domingo
Ainda como parte da programação da Festa das Crianças, o campo de futebol do Jardim Tarumã recebe o espetáculo “Furando a Lona”, da companhia Respeitável Público, no domingo (15), a partir das 11h.

Comente esta matéria 0 comentários
Seja o primeiro a comentar esta matéria!
Seu telefone e e-mail NÃO serão publicados!
* Campos obrigatórios! (caracteres restantes: 1000)
Li e estou de acordo com os termos e condições de uso do portal.
Outras notícias sobre JUNDIAÍ LISTAR TODAS
JORNAL DE JUNDIAÍ
política de privacidade anuncie conosco
editorias



Empregos e Concursos
Especiais


Motor
Mundo
Opinião
Polícia
Política
Repórter JJ
Turismo
cidades
Jundiaí
Região
entretenimento

Cultura & Lazer
Théo Faz & Acontece
esportes
tv jj


Na Ponta da Língua
Notícias
Periscope
Salão Duas Rodas

grupo jj
Fale Conosco
Repórter JJ
Quem Somos
Expediente
Anuncie
Assine o Jornal
Gráfica JJ
Termo e
Condições de Uso
2014 © Jornal de Jundiaí - Todos os direitos reservados.
Acesse:
Projeto Gráfico: Marcelo Savoy | Desenvolvimento: //sithes.com