JUNDIAÍ
Jundiaí, 12 de dezembro de 2017
07/12/2017 06h30 - FEBRE AMARELA

Vacinação em três cidades do AUJ não alcança 50% da população

Mauro Utida
mutida@jj.com.br
© Fabiano Maia
A cobertura vacinal para a febre amarela não atingiu 50% da população em três cidades do Aglomerado Urbano de Jundiaí: Louveira e Várzea Paulista, que imunizaram 47% da população, e Cabreúva, que atingiu apenas 44% do total de habitantes do município. Juntas, elas somam cerca de 109 mil pessoas descobertas.

Em outros quatro municípios do AUJ, a cidade que atingiu a maior cobertura até o momento foi Jundiaí, com 92% da população imunizada. Em seguida vem Itupeva, que alcançou 85% da população, Jarinu com 70% e Campo Limpo Paulista com 67%. Os números foram repassados pelas assessorias de imprensa das respectivas cidades.

Para a infectologista da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ), Patrícia Rodrigues Bonazzi Pontes, a cobertura abaixo de 50% é pouco diante de um potencial risco de se iniciar o ciclo urbano da doença, transmitido através do mosquito Aedes aegypti, que também é responsável pela transmissão da dengue, chikungunya e zika vírus. “O ideal é imunizar 100% da população, no entanto, a vacina pode não ser recomendada para certos grupos de pessoas, o que interfere na cobertura total”, explica.

Em Várzea Paulista, onde foram vacinadas 55.511 pessoas de um total de 111.883 cidadãos, a meta é alcançar 95% da população. Por isso, a imunização contra a febre amarela continua em todas as UBSs do município.

Em Louveira, foram vacinadas 20 mil pessoas contra a febre amarela. A vacina está disponível em todas as UBSs, que contam com dias e horários diferenciados. A programação é divulgada pela prefeitura da cidade para que a população saiba da disponibilidade das doses.

Em Cabreúva foram vacinadas, até o momento, cerca de 21 mil pessoas, de um total de 47 mil habitantes. “A prefeitura está intensificando as campanhas, principalmente nas áreas rurais, onde a distância até a unidade de saúde é maior”, informa a assessoria.

Casos em humanos
Nas sete cidades do Aglomerado Urbano de Jundiaí não houve registro de febre amarela em humanos até o momento. Dois casos foram registrados em Itatiba. O primeiro ocorreu em outubro, num paciente de 76 anos, que morava na divisa com Jundiaí e ficou internado na Unicamp. O segundo foi confirmado em novembro, num paciente de 68 anos que faleceu.

Desde agosto, as sete cidades do Aglomerado também registraram um total de 126 macacos mortos decorrentes da febre amarela silvestre. Porém, informações da Unidade de Vigilância de Zoonoses de Jundiaí, dizem que a cidade registrou queda de 70% desde o início de novembro no número de primatas mortos.

Campanha continua
Em Itupeva, Jarinu e Campo Limpo Paulista as campanhas de vacinação continuam nas UBSs e unidades de saúde dos respectivos municípios. Em Jundiaí, onde a meta é atingir 95% da população, a vacinação também segue disponível.

A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde informa que a campanha de vacinação em Jundiaí prossegue em todas as 36 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), inclusive naquelas que atendem em período noturno (Tamoio, Novo Horizonte, Agapeama e Vila Hortolândia). A meta é atingir 95%. 

A vacinação registrada até a última terça-feira (05), contabiliza 276 mil doses aplicadas e, somadas às 100 mil pessoas vacinadas em anos anteriores, a imunização atinge 92% da população, estimada em quase 410 mil habitantes, segundo o IBGE.

A Unidade informa que desde abril a dose é ofertada na cidade, com atendimento nas casas nas zonas rurais. Também foram realizados atendimentos em horários diferenciados nas UBSs, inclusive aos sábados, e um Posto Avançado foi montado no Parque da Uva, que ofertou mais de 50 mil doses da vacina durante o mês de outubro, com picos de atendimento de mais de 8 mil pessoas/dia.

Comente esta matéria 0 comentários
Seja o primeiro a comentar esta matéria!
Seu telefone e e-mail NÃO serão publicados!
* Campos obrigatórios! (caracteres restantes: 1000)
Li e estou de acordo com os termos e condições de uso do portal.
Outras notícias sobre JUNDIAÍ LISTAR TODAS
JORNAL DE JUNDIAÍ
política de privacidade anuncie conosco
editorias



Empregos e Concursos
Especiais


Motor
Mundo
Opinião
Polícia
Política
Repórter JJ
Turismo
cidades
Jundiaí
Região
entretenimento

Cultura & Lazer
Théo Faz & Acontece
esportes
tv jj


Na Ponta da Língua
Notícias
Periscope
Salão Duas Rodas

grupo jj
Fale Conosco
Repórter JJ
Quem Somos
Expediente
Anuncie
Assine o Jornal
Gráfica JJ
Termo e
Condições de Uso
2014 © Jornal de Jundiaí - Todos os direitos reservados.
Acesse:
Projeto Gráfico: Marcelo Savoy | Desenvolvimento: //sithes.com