ECONOMIA

Falha nas informações é vilã dos créditos consignados

A falta de informação é a grande vilã dos consumidores na hora de contratar um crédito consignado, segundo a coordenadora do Procon Jundiaí, Gabriela Glinternik. “Pode acontecer de na hora da assinatura ter alguns papéis em branco e a instituição repassa diversos empréstimos. Ou o consignado passar para outro banco e essa informação não ter sido repassada ao cliente, por exemplo”, explica. O crédito consignado é um empréstimo com pagamento indireto, cujas parcelas são deduzidas diretamente da folha salarial ou benefício do contratante, podendo comprometer até 35% da renda, por meio do convênio empresa-instituição financeira.

CLIQUE AQUI E CONFIRA OUTRAS NOTÍCIAS SOBRE A ECONOMIA JUNDIAIENSE E BRASILEIRA 

Os juros para funcionários públicos, geralmente, são mais baixos por apresentarem maior estabilidade no emprego. Segundo dados da Unidade de Gestão de Administração e Gestão de Pessoas, dos 7.800 funcionários da Prefeitura de Jundiaí, 3.767 possuem descontos referentes ao crédito consignado. Segundo Gabriela, é uma opção por conta das taxas baixas e garantia de pagamento, porém o consumidor deve tomar cuidado. “Por ter essa limitação de 35% é preciso ficar atento para não contratar outros tipos de empréstimo que possam complementar esse porcentual para evitar sustos ao conferir o extrato”, orienta.

RECLAMAÇÕES
Segundo dados do Procon, divulgados no começo do ano sobre as empresas com mais reclamações em relação ao ano de 2017, em duas haviam instituições financeiras. Uma delas registrou sete reclamações. A outra registrou 10. Apesar disso, Gabriela conta que houve uma diminuição dos problemas em relação a esse produto. “Devido ao alto volume de reclamações antigamente, o Banco Central alterou algumas regras e o problema foi corrigido na raiz”, revela. O Banco Central registrou, no primeiro trimestre deste ano, 196 reclamações de divergências entre o que foi assinado e o que está acontecendo na prática. Segundo Gabriela, isso está incluso nas assinaturas de papéis em branco. Além disso, foram computados também 79 casos de fraudes.

COMENTE

Comente

Loading Facebook Comments ...