Opinião

Maria Cristina Castilho: Anônimos sociais e superação

Encantam-me histórias de superação de anônimos sociais. Não encenam, não buscam aplausos, não se escondem com medo de julgamentos, apenas contam. Conheço-o desde os tempos em que visitava, via Pastoral Carcerária, a cadeia do Anhangabaú. Em uma das vezes, foi líder na rebelião. Revimo-nos há 11 anos, uma semana depois…

portaljj 18/10/2018

Renato Nalini: Esconder-se no virtual

Ao menos para alguma coisa o Parque Olímpico no Rio está servindo. Foi nele que se realizou um grande evento, considerado um dos maiores do mundo em termos de gamificação. Os games impregnaram a cultura contemporânea. Primeiro as crianças e jovens, cuja desenvoltura nos deixa pasmos. Depois, todos aqueles, independentemente…

portaljj 18/10/2018

Espaço do Cidadão – 18/10/2018

O PARTIDO DO CIRO: Se o presidente Getúlio Vargas ressuscitasse (como sugeriam seus adversários políticos em 1954) provavelmente teria um ataque cardíaco diante do enorme número de partidos hoje existentes! Quando Vargas chegou ao Catete com seu grupo tenentista, pondo fim ao governo de Washington Luiz, a República se apresentava…

portaljj 18/10/2018

Fernando Bandini: A pasárgada de Bandeira

Poema clássico de Manuel Bandeira (1886/1968), “Vou-me embora pra Pasárgada” foi publicado em 1930, no livro “Libertinagem”. “Vou-me embora pra Pasárgada/Lá sou amigo do rei/Lá tenho a mulher que eu quero/Na cama que escolherei/Vou-me embora pra Pasárgada”. Os versos caíram no gosto popular e o texto virou exemplo de procura…

portaljj 17/10/2018

Margareth Arilha: Eleições generosas (2)

Um pouco antes do primeiro turno dessas eleições, analisei a situação de transformação social, cultural e consequentemente econômica e política da posição das mulheres no cenário nacional. Hoje, ao nos aproximarmos do 2º turno dessa tão penosa campanha eleitoral, fui demandada a discorrer sobre o fenômeno que circunda a…

portaljj 17/10/2018

Confira a previsão dos astros para esta quarta (17)

ÁRIES (21/03 a 20/04)
Todo mundo tem um pouco de razão e a verdade escorrega nas entrelinhas de todas as visões parciais que cada uma das pessoas arvora. É preciso muito equilíbrio para distinguir o verdadeiro do falso. Cuide disso.

TOURO (21/04 a 20/05)
Seu prestígio não resulta de palavras…

portaljj 17/10/2018

Espaço do Cidadão – 17/10/2018

PROFESSOR, PEÇA-CHAVE NA FORMAÇÃO DO SER: Na Coluna do Martinelli deste domingo no portaljj.com.br de 14/10/2018 (“Professor, peça chave na formação do ser!”), que comemorou o Dia do Professor, o dr. João Carlos José Martinelli, possuidor de larga e honrada vida dedicada lecionando na Universidade, também presidente da Academia Jundiaiense…

portaljj 17/10/2018

Glauco Gumerato: Eleições e análise do discurso

Educação e respectivas políticas públicas no Brasil deixam muito a desejar. Basta que se observe os índices sobre o assunto. Facilmente se constata a disparidade existente no setor educacional entre os mais diversos estados da federação. A situação é um pouco menos preocupante quando a educação básica é ministrada em…

portaljj 16/10/2018

Faustino Vicente: Semana de estudos sobre o menor

Do nosso mini Centro de Memória uma homenagem aos nossos dois saudosos amigos – desembargador Paulo Sérgio Fernandes de Oliveira, que foi Juiz de Menores de Jundiaí, e o dr. Xisto Stefano Cereser, presidente do Grupo Cereser e diretor do CIESP (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo),…

portaljj 16/10/2018

Espaço do Cidadão – 16/10/2018

A PROPÓSITO DA BOA NOTÍCIA ‘OBRA AUMENTA EM 12% CAPACIDADE DA REPRESA’: Dia 24 de setembro, o prefeito de Jundiaí e o diretor-presidente da DAE, neste jornal, anunciaram para novembro o término da obra que viabilizará a boa nova. Considerando-se que a represa construída na década de 90 teve seu…

portaljj 16/10/2018

Coluna do Martinelli: Professor, peça chave na formação do ser social

O principal meio de reversão à situação social brasileira passa por investimentos na educação, pois se constitui na ferramenta de capacitação, de inclusão, de formação profissional e de instrumento de desenvolvimento do espírito crítico, gerando qualidade de vida. Sem dúvida, ela é a base para o desenvolvimento de qualquer…

portaljj 14/10/2018

Em tempos de eleição

Chegamos a mais uma eleição para cargos majoritários. E como jamais vimos antes, boa parte do povo brasileiro, impulsionada pelas dificuldades e sofrimentos causados pela corrupção sistêmica que prejudica todos os direitos da cidadania, passou a pensar na importância de eleger bons representantes.

Em 1º de janeiro, tenhamos votado ou…

portaljj 14/10/2018

É tão breve a vida…

Tristão de Athayde, pseudônimo de Alceu Amoroso Lima, foi um dos intelectuais mais completos que o Brasil já produziu. Começou a escrever como crítico literário, atividade que considerava alicerçada em um corpo de princípios, de uma concepção da vida, da arte e da literatura, em caráter docente.
Pois o crítico…

portaljj 14/10/2018

Guaraci Alvarenga: Rogai por nós!

“Eram pescadores, como foram os apóstolos de Cristo. Rio Paraíba do Sul. Depois de muitos lances, o pescador João Alves, ao recolher sua rede, percebeu que ela havia apanhado alguma coisa. Surpresos, três pescadores ali presentes viram que se tratava do corpo de uma pequena imagem de barro, da…

portaljj 12/10/2018

Eginaldo Honorio: Negros de vulto

Na matéria anterior, o tema foi “Lei para inglês ver”, também com intuito de despertar interesse em famosos dispositivos legais que, à primeira vista, foram editados para favorecer, quando o objetivo era, efetivamente, enganar e mascarar a verdade, institucionalizado com o interesse único em melhorar a ideia de solidariedade…

portaljj 12/10/2018

Carlos Henrique Pellegrini: Eleição, e agora?

Que Brasil você quer pro futuro? Educação, saúde, segurança pública, reforma fiscal, reforma política, sustentabilidade… Não podemos fazer da corrupção o tema decisivo das eleições majoritárias de 2018. Em todos partidos há políticos honestos e desonestos e certamente não passaram despercebidos do eleitor.

Já quanto aos partidos, sua diferença está…

portaljj 11/10/2018

Renato Nalini: Jundiaí e as eleições

Jundiaí surpreende. Está em todos os lugares. Ocupa todos os espaços. Não é incomum você estar em outra parte do planeta e, de repente, se surpreender com a presença de um jundiaiense. Como bairrista, fico feliz ao encontrar conterrâneos. Às vezes, temos algumas surpresas também. Nas recentíssimas eleições, eu não sabia…

portaljj 11/10/2018

Espaço do Cidadão – 11/10/2018

PARTICIPAÇÃO POLÍTICA DEVE SER PERMANENTE: Muito bom o artigo do Dr. João Carlos José Martinelli na edição do Jornal de Jundiaí da última segunda-feira (9). A participação política da população deve ser permanente e não se extinguir com o voto. A fiscalização e a cobrança dos eleitos deve ser contínua, assim como…

portaljj 11/10/2018

Messias Mercadante: A difícil travessia

Não deve ser fácil a travessia de um deserto, mas em havendo constante persistência em algum momento a tarefa poderá ser concluída. Este ano de 2018 não tem sido fácil para os trabalhadores e empresários, enfim para o país como um todo. Em meados do primeiro semestre, tivemos a greve dos…

portaljj 10/10/2018

Vânia Mazzoni: Inteligência emocional como qualificação

Nestes nossos encontros, sempre procuro falar sobre os desafios do RH. Habitualmente trago aqui questões que me deparo durante a semana, no decorrer de meu trabalho. Pois bem, ontem me perguntaram sobre qualificação profissional e minha sugestão de aperfeiçoamento para o mercado de trabalho. Respondi que aprimorar habilidades é fundamental,…

portaljj 10/10/2018

Espaço do Cidadão – 10/10/2018

2º TURNO – O IMPACTO DA ELEIÇÃO NA GERAÇÃO DE EMPREGOS: No último domingo, o Brasil inteiro foi às urnas votar e eleger os políticos que governarão o país nos próximos quatro anos. Se entre os representantes do Legislativo o próximo governo já está definido, o mesmo não aconteceu para o…

portaljj 10/10/2018

Fábio Sorge: É preciso proteger a Constituição de 1988

No último dia 5, a Constituição Federal completou 30 (trinta) anos e precisa ser protegida. Considerando a História do Brasil, essa é a terceira Carta Magna mais longeva que temos, só perdendo para a do Império (1824-1891) e a da Primeira República (1891-1934). O projeto constitucional trouxe um extenso rol…

portaljj 09/10/2018

Geraldo Gattolini: O mais importante

O dia 1o de setembro de 1901 foi considerado durante muitos anos como uma das datas mais importantes de Jundiaí. Neste dia, a Câmara de Vereadores aprovou, depois de muita discussão, o projeto que trazia água potável para o centro da cidade. Havia, porém, uma exigência, Todos os poços de…

portaljj 09/10/2018

Renato Nalini: O recado cidadão

A cidadania brasileira, que ainda não é verdadeiramente uma cidadania, pois milhões não têm “o direito a ter direitos”, mandou um recado claro para os detentores do poder. A Democracia Representativa já não satisfaz. Não convence a ninguém. Quem é que se sente representado, se quase quatro dezenas de partidos…

portaljj 08/10/2018

Espaço do Cidadão – 08/10/2018

O OUTRO LADO PODE? Correto o posicionamento adotado pela Justiça do Trabalho de Santa Catarina (também do TRE) impedindo os empresários proprietários da Havan e da Condor de coagir seus empregados a votarem no candidato Jair Bolsonaro, merecendo elogio a manifestação do procurador-geral do Ministério Público do Trabalho sobre o…

portaljj 08/10/2018

Dom Vicente: Eleições 2018 – Hora da decisão e da esperança

“Continuemos a afirmar nossa esperança, sem esmorecer (Hb 10,23)”. Caríssimos leitores e leitoras: neste domingo somos convocados a escolher o presidente da República, governadores, senadores, deputados federais e deputados estaduais, os futuros servidores da Pátria. Talvez nunca na história recente do Brasil estas eleições tenham sido tão decisivas para a construção…

portaljj 07/10/2018

Renato Nalini: Não matamos só árvores

Matamos gente também! Gente ligada à ecologia. Defensores do ambiente. Gente que quer impedir que matem mais árvores. Os ambientalistas não têm vez numa terra que prefere o lucro imediato e fácil e que não respeita a natureza. Em 2017, houve 207 ambientalistas mortos. O índice é mundial. Mas o…

portaljj 07/10/2018

Coluna do Martinelli: A participação política e social é dever de todos

Apesar de polarizadas, nas eleições desse domingo e a exemplo de todo o país, muita gente em Jundiaí se mostra desanimada, pensando em votar em branco, anular o voto ou até mesmo em não comparecer as seções eleitorais. Evidentemente o regime democrático possibilita e permite demonstrações de contrariedade com…

portaljj 07/10/2018

Espaço do Cidadão – 07/10/2018

INGOVERNABILIDADE À VISTA: “Nenhum homem pode banhar-se duas vezes no mesmo rio, pois na segunda vez o rio já não é o mesmo, tampouco o homem”. Nada mais adequado de que o conhecido pensamento de Heráclito de Éfeso (535 a.C. a 475 a.C) para lembrar ao candidato do PT à…

portaljj 07/10/2018

Liciana Rossi: Vibremos amor pelo nosso Brasil

Nestas últimas semanas presenciei pessoas perdendo saúde pelo caos pré-eleição em que nosso país se encontra. Muitos estão insatisfeitos com as opções de candidatos. Há muitos aspectos negativos ao nosso redor. Prisão, violência, ódio e brincadeiras de mau gosto soltas nas mídias sociais, como se o nosso Brasil não merecesse…

portaljj 06/10/2018