Opinião

Martinelli: “12 de junho: reflexões sobre a importância do namoro”

Numa história ligada à criatividade e ao comércio, surgiu no Brasil em 1948, por iniciativa da loja “Exposição Cliper”, o DIA DOS NAMORADOS, 12 de junho, quinta-feira próxima. Trata-se de uma celebração internacional, já que é festejada nos Estados Unidos e Europa, porém mais de quatro meses…

portaljj 10/06/2018

Espaço do Cidadão – 10/06/2018

SEM OS JOVENS, FUTURO DA POLÍTICA É SOMBRIO
A juventude brasileira está inconformada com o país em que vive. Afastada dos partidos e da política, pouco quer saber dos fundamentos da economia e do desenvolvimento, de modo geral, bem como não lhe interessa comparar o passado com o presente, pois…

portaljj 10/06/2018

José Renato Nalini: O algoritmo está na moda

Quem pensou que “1984”, de Georges Orwell, era pura ficção científica errou. A tecnologia aperfeiçoou a imaginação e ainda veremos coisas que, mesmo vistas, ainda suscitarão descrença. Quem viver verá. Por exemplo: a Amazon, uma das gigantes da era digital, ao lado do Google, Microsoft e poucas outras, vai…

portaljj 10/06/2018

Vânia Mugnato: Uma hora vão ter que acordar para a vida

No meio espírita se diz que “quem não vai pelo amor vai pela dor”. Parece clichê, mas é indiscutível que tem sido a dor a motivar a mudança do ser humano em muitas oportunidades. O título deste texto, falado por um caminhoneiro a motoristas que estavam na…

portaljj 10/06/2018

Luciana Rossi: Acione sua imunidade com atividade física

Com a chegada do inverno, nossa vontade de ficar quentinho no aconchego do lar aumenta. Mas isso não é totalmente bom! Precisamos dar mais atenção à nossa imunidade, pois nesta fase as gripes e resfriados nos rondam todo o tempo e uma maneira muito simples para melhorá-los são os…

portaljj 09/06/2018

Espaço do Cidadão – 9 de junho de 2018

GILMAR, O LIBERTADOR. E OS OUTROS?: O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), libertou nas últimas semanas 20 envolvidos na Operação Lava Jato. O juiz federal Marcelo Bretas, do Rio de Janeiro, em ofício, afirmou ter seguido o rigor do ordenamento jurídico na decretação das prisões e…

portaljj 09/06/2018

Kelsang Chime: Como entender a mente

O que é a nossa mente? Dizemos frequentemente “minha mente, minha mente”, mas e se alguém nos perguntasse o que é sua mente? Não teríamos uma resposta correta. A razão para isso é que não temos uma compreensão correta sobre a natureza da mente e como ela atua, ou…

portaljj 08/06/2018

Cristina Castilho: “Fogo de Monturo”

A senhorinha é de ascendência indígena. Nasceu na região Nordeste. Carrega uma mistura da aldeia da avó e da civilização da mãe. O grupo indígena Xucuru vive da agricultura de subsistência, horticultura, fruticultura e do artesanato de bordados da renascença feitos pelas mulheres. Por ocasião das festas…

portaljj 08/06/2018

Espaço do Cidadão – 8 de junho de 2018

MOCINHO AGORA É BANDIDO: Vamos diretamente ao ponto: Pedro Parente foi derrubado da presidência da Petrobras. Não saiu por vontade própria. Fez uma densa carta de demissão, mas naquela escrita lê-se um desabafo do tamanho do mapa do Brasil. Foi vencido pela visão populista daqueles que acham que…

portaljj 08/06/2018

Guaraci Alvarenga: Tarde demais

Mulher inteligente e bonita. Toda juventude foi cercada de amigos e muitos galanteios. Nos estudos, a convicção de uma carreira brilhante. Como toda doce moça, aspirava aos encantos do amor. Sonhava em encontrar com alguém. Seduzia-lhe ser vencida pela paixão. Estas histórias de amor, consagradas em novelas…

portaljj 08/06/2018

Carlos Henrique Pellegrini: Copa, pão e circo

Foi a maior goleada em uma semifinal em vinte edições de Copa do Mundo. A derrota brasileira por 7 a 1 para a Alemanha, no dia 08/07/2014, no Mundial de 2014, em pleno Mineirão, com direito a “olé” e desaceleração no ritmo de jogo de nosso adversário,…

portaljj 07/06/2018

Espaço do Cidadão: 07 de junho de 2018

LOTES CLANDESTINOS: A respeito da matéria “Lotes clandestinos são ameaça ao meio ambiente de Jundiaí”, publicada nesta terça (5) no Jornal de Jundiaí, gostaria de fazer um apelo ao prefeito e ao gestor Sinésio Scarabello Filho: não anistiem esses loteamentos irregulares. Isso seria ser conivente com a ilegalidade….

portaljj 07/06/2018

Messias Mercadante: O respeito ao povo brasileiro

O episódio da greve dos caminhoneiros deixou marcas significativas no País, que resultaram em elevadas perdas à atividade econômica e ao emprego. A redução de R$ 0,46 no preço do litro do óleo diesel representa, de imediato, uma vitória da classe e, também, um benefício que irá…

portaljj 06/06/2018

Espaço do Cidadão – 06 de junho de 2018

COMECEMOS PELA SUÍÇA: Há uma coincidência interessante entre a Copa do Mundo de Futebol de 2018, na Rússia, e a Copa de 1950, disputada no Brasil logo após o hiato da guerra. Coincidentemente, este ano, a seleção brasileira estreia contra a equipe da Suíça, assim como foi na…

portaljj 06/06/2018

Rose Gouvêa: “Parada LGBT: um orgulho”

Sempre que se aproxima a realização da maior Parada do Orgulho LGBT do planeta, que ocorreu no último domingo em São Paulo, algumas pessoas tentam desqualificá-la com discursos do tipo “É só uma festa!”, ou “Não há necessidade disso”! Mas, ao contrário, as paradas são, comprovadamente, ferramentas…

portaljj 05/06/2018

Fábio Sorge: Um povo sem memória é um povo sem futuro

Na última semana, tivemos uma greve de caminhoneiros que parou o país. O governo estava completamente perdido, sem sequer saber a quem procurar para negociar o fim da paralisação. Dentro das exigências dos grevistas, chamou a atenção o pedido de intervenção militar. Se o pleito era real…

portaljj 05/06/2018

Espaço do Cidadão – 05 de junho de 2018

COMECEMOS PELA SUÍÇA: Há uma coincidência interessante entre a Copa do Mundo de Futebol de 2018, na Rússia, e a Copa de 1950, disputada no Brasil logo após o hiato da guerra. Coincidentemente, este ano, a seleção brasileira estreia contra a equipe da Suíça, assim como foi na…

portaljj 05/06/2018

Coluna do Martinelli: “Façamos do meio ambiente o nosso meio de vida”

Comemora-se a 05 de junho, terça-feira próxima, o DIA INTERNACIONAL DO MEIO AMBINETE E DA ECOLOGIA pois nesta data, em 1972, a ONU – Organização das Nações Unidas promoveu em Estocolmo, capital da Suécia, a Primeira Conferência Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento para discutir a destruição…

portaljj 03/06/2018

Renato Nalini: “Não vai demorar”

No século passado, havia pessoas que nunca deixaram o chão natal. Nasceram, cresceram, viveram e morreram no mesmo espaço físico. Hoje a situação é muito diferente. As transformações drásticas no clima e no trabalho vão intensificar a imigração. Com o desaparecimento de muitas profissões e a demanda…

portaljj 03/06/2018

Dom Vicente Costa: Aos namorados, com carinho

“Duas pessoas andam juntas, sem terem antes combinado?” (Am 3,3). Caríssimos leitores e leitoras: no dia 12 de junho celebramos o Dia dos Namorados. Devido a esse fato, pensei em partilhar com vocês, principalmente com os namorados, algumas reflexões sobre o namoro. Hoje em dia a fase…

portaljj 03/06/2018

Espaço do Cidadão – 03 de junho de 2018

É ANO DE COPA: O QUE 2014 ME FEZ SENTIR NA PELE: Quando 2018 apontou, logo na virada das horas, pensei: é ano de copa! A sensação é de que fazia poucos dias que corríamos com os preparativos ao lado de profissionais dos quatro cantos do mundo para…

portaljj 03/06/2018

Geraldo Gattolini: Os vilões da vida

Reunidos em Genebra, os principais produtores de veículos do mundo afirmaram que a produção global de automóveis está estagnada em 100 milhões de unidades há mais de 10 anos. Existe agora a perspectiva de que esses números comecem a aumentar a partir do corrente ano. Existem notíciais…

portaljj 02/06/2018

Espaço do Cidadão – 02 de junho de 2018

BUSCA PELA FELICIDADE E FRUSTRAÇÃO: “Carpe diem”, ou aproveite o momento, é uma frase que ganhou destaque global com o lançamento do filme “Sociedade dos poetas mortos” em 1989. Quase 30 anos se passaram desde então. Um filme dirigido por Peter Weir que mostra uma afeição exaltada à…

portaljj 02/06/2018

Eduardo Carlos Pereira: Sem mortos e poucos feridos

Todos os partidos, cada um da sua maneira, disseram que eles que fizeram a greve. Os caminhoneiros, por sua vez, disseram que não tinha nenhum partido atrás e que a questão era que estavam contando com o Exército. Para nossa sorte, o Exército, muito competente, acabou com…

portaljj 02/06/2018

Espaço do Cidadão – 01/06/2018

CRISE COMO OPORTUNIDADE: REFORMA TRIBUTÁRIA JÁ!

O substantivo feminino “crise”, na linguagem médica, representa o momento que define a evolução de uma doença, para melhor ou pior. A crise institucional – inaugurada após a vitória de Dilma Rousseff – é causadora do caos político crônico que vivemos e fiadora da…

portaljj 01/06/2018

Guaraci Alvarenga: Tributo aos nossos policiais

Jundiaí assistiu perplexa o protesto dos caminhoneiros com sua paralização. Na medida em que o movimento ganhava proporções inusitadas em nosso País, o prefeito Luiz Fernando Machado viabilizou sua indignação nas redes sociais, anunciando um forte esquema para a garantia da ordem pública. Um grupo foi formado.

portaljj 01/06/2018

Martinelli: Trinta e um anos de magistério na Faculdade de Direito Padre Anchieta

Sem me preocupar em ser simplesmente agradável, mas num ímpeto afetuoso, extravaso aqui o meu imenso respeito a todos que integram a Faculdade de Direito do Centro Universitário Pe. Anchieta – alunos, professores, coordenadores e funcionários- bem como os integrantes da mantenedora e da direção de graduação. É que…

portaljj 01/06/2018

Nathália Mondo: Tomates

Tomates. Vermelho. Amargo. Vida. Amarga. Tomate. Madrasta. Amarga. Partida. Triste. Tomate. Família. Não vejo melhor maneira de descrever esta obra. E que coisa incômoda! Descobri que o tinha “Vermelho Amargo”, de Bartolomeu Campos de Queirós, na prateleira no susto. Estava tentando organizar a fila de livros não lidos -…

portaljj 01/06/2018

Mulher que postou vídeo colocando gasolina com tia diz que atitude foi “simples brincadeira”; leia o Espaço do Cidadão

À REDAÇÃO DO JJ: Nesta terça-feira (29 de maio), divulgaram vídeos onde fiz uma brincadeira a respeito do abastecimento no posto da avenida 14 de Dezembro. Não imaginava que isso poderia gerar tamanha repercussão, uma vez que não passou de uma simples brincadeira da minha parte. 

portaljj 31/05/2018

Carlos Henrique Pellegrini: Greve dos caminhoneiros

Isso que eu chamo de Desgoverno Federal do Brasil. Inicialmente com apoio do povo, mesmo com as consequências previsíveis, os caminhoneiros fizeram cumprir o velho slogan: “Sem caminhão o Brasil para”. O Brasil é o país que tem a maior concentração rodoviária de transporte de cargas e…

portaljj 31/05/2018