Opinião

Maria Cristina Castilho: O amor que sinto por ti

Deus me falou muito na Quaresma deste ano: dEle, do próximo e a meu respeito.
Dentre as reflexões, segui o retiro online da Quaresma 2019, com Edith Stein, preparado pelo Frei Philippe de Jesus, ocd, do Convento de Avon – Inglaterra.
Edith Theresa Hedwing Stein (1891-1942), filósofa e teóloga alemã, de…

portaljj 18/04/2019

Renato Nalini: Privilégio dos cristãos

Hoje é quinta-feira Santa, na denominação tradicional da Igreja. Dia da Instituição da Sagrada Eucaristia. Celebra-se a Ceia do Senhor. Véspera da Paixão, reuniu-se com seus discípulos, lavou-lhes os pés, sinal de humildade. Mas ensinamento para que ninguém se considerasse superior a seu semelhante. Todos dignos de respeito, consideração…

portaljj 18/04/2019

Espaço do Cidadão – 18/04/2019

AS OBRIGAÇÕES DO PREFEITO
A obrigação básica do administrador púbico, especialmente o prefeito, ao assumir a função, é manter em funcionamento todos os equipamentos e serviços recebidos do seu antecessor. Cumprido esse encargo, pode ele partir para os seus projetos específicos, entre os quais aqueles que constituíram as promessas de…

portaljj 18/04/2019

Fernando Bandini: Marina e suas histórias maravilhosas

Etíope, italiana e brasileira, Marina Colasanti é antes de tudo uma artista talentosa. Escreveu e ilustrou as narrativas de “Mais de 100 histórias maravilhosas”, coletânea de textos produzidos em quatro décadas de literatura. São histórias de fadas, reis, princesas e seres fantásticos, mas com uma linguagem e uma visão…

portaljj 17/04/2019

Espaço do Cidadão – 17/04/2019

REFORMA DA PREVIDÊNCIA
Um senhor da idadesofre de Alzheimer e vive em um asilo. Ele recebe por meio do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), mensalmente, um total de R$ 5 mil. Contudo, 70% do recebido pelo segurado é destinado à casa de repouso onde reside e o idoso possui…

portaljj 17/04/2019

Margareth Arilha: Censo 2020

Inúmeras tem sido as áreas em que o Brasil vem andando de ré, e em velocidade de alto risco. Um dos últimos exemplos tem sido a situação do Censo 2020.
No próximo ano, devemos ter circulando pelo país, um conjunto de recenseadores, buscando informações qualificadas, em nossas casas, de…

portaljj 17/04/2019

Paulo Bretones: O Ano Internacional da Tabela Periódica

A ONU proclamou 2019 como o Ano Internacional da Tabela Periódica, com o objetivo de “aumentar a sua consciência global e a educação em ciências básicas”. Há 150 anos, o químico russo Dmitri Mendeleev apresentou pela primeira vez a organização dos elementos numa forma parecida com a atual. A…

portaljj 16/04/2019

Glauco Gumerato: Presas fáceis da pós-verdade

Chama-se pós-verdade a narrativa distorcida dos fatos, em especial os de implicação política. Trata-se de estratégia que pode avançar de duas formas. Ou se cria uma versão fática sobre fatos inexistentes, ou se extrai uma versão fática diversa daquela ocorrida a partir de um fato. Em ambas as situações…

portaljj 16/04/2019

Espaço do Cidadão – 16/04/2019

O FEMINICÍDIO NÃO É APENAS UM PROBLEMA CRIMINAL
O aumento real da violência contra a mulher, o feminicídio, apresenta causas de origens diversas. Uma delas envolve a questão institucional e a necessidade de um aperfeiçoamento, uma melhoria dos instrumentos de persecução criminal contra os agressores. Além da necessidade de uma…

portaljj 16/04/2019

Vania Mugnato: A vida não cessa

Estamos vivos. A vida nunca cessa.
O corpo pode deteriorar, enfraquecer, ceder ao tempo, à doença, até ser abraçado pelo esgotamento total das forças vitais para desespero de alguns e desejo de outros, mas a vida não deixará de existir, pois a morte é apenas uma das incontáveis transformações pelas…

portaljj 14/04/2019

Renato Nalini: Uma bruxa bondosa

Dentre os vários centenários a serem celebrados em 2019, destaca-se o de Tatiana Belinky. Nasceu em São Petersburgo, quando a cidade se chamava Petrogrado, em 1919. Aos dez anos chegou a São Paulo com os pais e dois irmãos menores. Casou-se com Júlio Gouveia, médico-psiquiatra, terapeuta e educador, com…

portaljj 14/04/2019

COLUNA DO MARTINELLI: Domingo de Ramos inicia a Semana Santa, época para reflexões

Atualmente, na maioria dos países, prevalecem ideologias voltadas exclusivamente para o desenvolvimento econômico, provocando uma busca por poder e dinheiro por milhares de pessoas que quando alcançam seus objetivos, são mais respeitados do que aqueles que procuram uma convivência fraterna, igualitária e solidária. “TER é mais importante do que…

portaljj 14/04/2019

Espaço do Cidadão – 14/04/2019

O médico e o monstro
A reforma trabalhista trouxe louvável e esperado rumo novo ao Direito do Trabalho Brasileiro, em verdadeira revolução modernizante nas relações de trabalho, nas regras de processo e, especialmente, nas relações sindicais. Um diploma tão amplo e complexo, que se traduz na maior alteração legislativa da…

portaljj 14/04/2019

Liciana Rossi: Ho’oponopono

Muitas pessoas chegam até mim com problemas de dores, baixa autoestima, limitações físicas e emocionais, querendo mudar padrões de pensamentos e de estilo de vida. Para ajudar, eu sempre lanço mão desta técnica maravilhosa e poderosa que é o Ho’oponopono. Nos últimos dias eu ensinei muita gente a usá-lo,…

portaljj 13/04/2019

Kelsang Chime: Quando me tornar um Buda

No budismo temos o desejo de nos transformarmos num Buda para, desse modo, conseguirmos efetivamente ajudar todos os seres.
Um Buda é um estado mental, é uma mente que elevou ao máximo todas as boas qualidades e se livrou de todas as falhas. Com treino constante e consistente, poderemos…

portaljj 13/04/2019

Espaço do Cidadão – 13/04/2019

QUAL É O PROBLEMA DE AMAMENTAR OS FILHOS EM LOCAIS PÚBLICOS?
O Senado Federal aprovou o projeto de lei que veda o constrangimento a mães que amamentem em público. Pelo texto, atitudes voltadas a segregar, discriminar, reprimir ou constranger mãe e filho no ato da amamentação serão consideradas como ilícito…

portaljj 13/04/2019

Eginaldo Honorio: Efeitos desastrosos do preconceito

Na matéria anterior trouxemos algumas definições a respeito de preconceito, discriminação e racismo e nesta o efeito deletério do preconceito, iniciando, entre outros, pela maldosa conclusão de uma juíza criminal de Campinas, que, ao julgar um caso gravíssimo de latrocínio (aquele que o bandido mata para roubar) essa juíza…

portaljj 12/04/2019

Guaraci Alvarenga: Roda da amizade

Parecia mais um dia a se repetir no cotidiano. Abro o facebook para ler o competente comentário do desembargador Soares Levada, a lembrança do Martinelli, o desafio do Adilson Fredo e comentário do Rivelino Teixeira. O convite do amigo Claudio Andrade para o jantar do Rotary. Ligo o radio…

portaljj 12/04/2019

Espaço do Cidadão – 12/04/2019

DE GRÃO EM GRÃO, O CAMPO ENCHE O PIB E PRESERVA O AMBIENTE
É uma boa notícia para a economia nacional o anúncio que acaba de ser feito pelo IBGE, de que, em 2019, a safra de grãos, abrangendo cereais, leguminosas e oleaginosas, será 3,1% maior do que a de…

portaljj 12/04/2019

Renato Nalini: A demanda por mentiras

A convite do jurista Ruy Altenfelder, proferi palestra numa reunião do Consea – Conselho Superior de Estudos Avançados, vinculado ao Instituto Roberto Simonsen da Fiesp/Ciesp. Abordei o tema “Ética na Pós-Verdade” e fui honrado com a presença de inúmeros conselheiros e várias personalidades. Iniciei afirmando que ética é sempre…

portaljj 11/04/2019

Carlos Pellegrini: 31 de Março de 1964

Há 55 anos, em 31 de março de 1964 eclodia um movimento civil e militar que interrompia a intenção dos comunistas instaurarem no Brasil uma ditadura de proletariado, assim como um banho de sangue. Assumiu o governo Federal o Deputado Raniere Mazzili, assistindo eleições indiretas elegendo o Marechal Humberto…

portaljj 11/04/2019

Vania Mazzoni: Empreendedorismo

Eis que temos uma geração que nasceu com a palavra empreendedorismo na ponta da língua. Mas será que abrir uma empresa é para qualquer pessoa? Todos nascem aptos a criar e a gerir novos modelos de negócios? Precisa ter conhecimento específico ou apenas o perfil para alavancar um bom…

portaljj 10/04/2019

Messias Mercadante: Jundiaí tecnológica

Abraham Lincoln escreveu que “para se fazer uma longa caminhada, é preciso dar o primeiro passo.”
Às primeiras horas de 2017, o Prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado, em reunião inicial do seu governo com as Plataformas, sinalizou entre outros objetivos, a defasagem existente entre uma sociedade digital e o…

portaljj 10/04/2019

Espaço do Cidadão – 10/04/2019

MAIS UMA DÉCADA PERDIDA
O desemprego voltou a aumentar. Passamos de 13 milhões de desempregados. Assistimos cenas chocantes: filas quilométricas em pleno centro da maior cidade do país em busca de uma simples senha, que talvez se converta em uma entrevista de emprego e finalmente em uma vaga preenchida. Observação:…

portaljj 10/04/2019

Antonio Panizza: Saneamento estadual e sua falta de integração

O Rio Jundiaí já foi preto e muito mal cheiroso, e isto por muitos anos. As indústrias usavam suas águas captando-as diretamente, mas sempre a montante, porque após seu próprio deságue elas estavam sempre pior. Foi a partir de um feliz programa da Prefeitura nos anos oitenta, apoiado pelos…

portaljj 09/04/2019

Fabio Sorge: Prisão em 2ª instância: uma defesa política?

Estava agendada para a próxima quinta-feira a Sessão de Julgamento do Supremo Tribunal Federal que iria julgar a questão da Prisão em 2ª Instância. Todavia, o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, requereu o adiamento, pois entendeu que é necessário maior estudo da questão, já que tomou…

portaljj 09/04/2019

Espaço do Cidadão – 09/04/2019

A NATUREZA É O MELHOR REMÉDIO
Manter a saúde física e mental equilibrada não depende exclusivamente de medicamentos. Estabelecer uma rotina que agregue hábitos saudáveis no dia a dia é essencial para prevenir doenças. Nesse sentido, a prática de atividades em áreas verdes e o contato com a natureza são…

portaljj 09/04/2019

Espaço do cidadão – 07/04/2019

ESQUERDA? DIREITA? VOLVER!…
Foram meus professores de Educação Física, no ginásio do Colégio São Luiz, em São Paulo, os tenentes Rennó e Ariston (este último talvez seja lembrado pelos velhos são-paulinos). Os mestres militares nos colocavam em ordem unida, e nos ensinavam a manter distância e marchar direitinho, ao comando…

portaljj 07/04/2019

Ação e reação: lei física

Tem causado espécie a obsessão por promover o impeachment de Ministros do Supremo Tribunal Federal. A hipótese, aparentemente cerebrina, ou de escassa potencialidade de ocorrer, não se confunde com a pretensão de um impeachment coletivo, ou seja, de todos os onze integrantes da mais alta Corte de Justiça Brasileira.
O…

portaljj 07/04/2019

A amizade: dom de Deus

“Amigo fiel é poderosa proteção: quem o encontrou, encontrou um tesouro” (Eclo 6,14).
Falar de amizade não é algo tão simples, uma vez que os amigos são pessoas escolhidas a dedo e com as quais nós podemos nos relacionar de forma mais sincera, próxima e confidencial.
É bom, todavia, considerarmos a…

portaljj 07/04/2019