ECONOMIA

Messias Mercadante: A difícil travessia

Não deve ser fácil a travessia de um deserto, mas em havendo constante persistência em algum momento a tarefa poderá ser concluída. Este ano de 2018 não tem sido fácil para os trabalhadores e empresários, enfim para o país como um todo. Em meados do primeiro semestre, tivemos a greve dos caminhoneiros, que paralisou a nação por duas semanas, ofuscando o embalo da economia, que ansiava uma maior desenvoltura, com um crescimento econômico entre 2% e 2,5% para este ano.
As projeções atuais indicam um crescimento entre 1,2% a 1,4%.

Em julho, uma nova “trava” na economia, em decorrência da Copa do Mundo na Rússia. Ainda sem que tenhamos vencido o último obstáculo, que já dura pelo menos três meses, tivemos no domingo passado as eleições para presidente da República, senadores, deputados federais e estaduais. Havia um anseio da sociedade em promover uma grande renovação dos políticos no Legislativo, tanto no federal, como nos estaduais. Após as eleições, tivemos as seguintes respostas:

– Na Câmara dos Deputados, com 513 deputados federais, tivemos uma significativa renovação com os novos eleitos.
– No Senado Federal, que promoveu a eleição para dois terços dos seus componentes, ou seja, 54 senadores, também ocorreu uma acentuada renovação.
– Para as Assembleias Legislativas – deputados estaduais – ainda ao escrever este artigo não havia resultados disponíveis.
– Com a aprovação de novos governadores para cerca de 16 estados brasileiros, a definição para a presidência da República ficou para o segundo turno, entre Jair Bolsonaro e Fernando Haddad, no dia 28 de outubro.

Estamos na noite de domingo e, ainda, mesmo sem saber a reação dos agentes econômicos, é possível vislumbrar com um astral mais favorável para os negócios e empregos para este final de ano. É preciso acreditarmos e trabalharmos para que essa esperança se transforme em realidade e, aí, estaremos concluindo com sucesso a travessia deste deserto de 2018.

MESSIAS MERCADANTE DE CASTRO é professor da UniAnchieta, autor do livro “O Gerenciamento da Vida Pessoal, Profissional e Empresarial” – Ed. M. Books – SP – e gestor de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia de Jundiaí. E-mail: messiasmercadante@terra.com.br

COMENTE

Loading Facebook Comments ...

Comente

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *