Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Messias Mercadante: Jundiaí tecnológica

MESSIAS MERCADANTE DE CASTRO | 10/04/2019 | 07:30

Abraham Lincoln escreveu que “para se fazer uma longa caminhada, é preciso dar o primeiro passo.”
Às primeiras horas de 2017, o Prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado, em reunião inicial do seu governo com as Plataformas, sinalizou entre outros objetivos, a defasagem existente entre uma sociedade digital e o Poder Público analógico. Vamos transformar toda Jundiaí em uma cidade digital e tecnologicamente avançada.
Os primeiros e sucessivos passos foram dados e, através da Cijun – Companhia de Informática de Jundiaí, temos atualmente cerca de cento e trinta serviços no celular, que são disponibilizados, democraticamente, a todos os cidadãos, em tempo real, conectando-os com a Prefeitura.
Acabamos de realizar o Science Days, nos dias 3 e 4 de abril, com a presença da NASA, Agência Espacial da Europa, Agência Espacial de Israel e Agência Espacial Brasileira e cerca de cento e vinte exposições tecnológicas das escolas públicas e privadas de Jundiaí e região, além das excelentes exposições da DAE e Cijun.
Foi, efetivamente, o maior evento tecnológico da América Latina, para cerca de 14 mil crianças de Jundiaí e interior do Estado, entre as 20 mil pessoas no evento.
Um capítulo a parte, foi contar com o FAB LAB da Escola Inovadora, que está conectado às centenas de FAB LABs, de cerca de trinta países, com os quais interagem os nossos alunos da Escola Pública.
Alguns dias antes, em trinta de março, tivemos na Escola de gestão Pública do município, um ciclo de palestras, organizado pela Singularity University, do Vale do Silício, em parceria com a Prefeitura de Jundiaí, sobre o tema “Organizações Exponenciais”. O Prefeito fez a abertura do evento e coube a mim, a palestra sobre os “Ciclos Econômicos e a Inovação”.
Já respiramos em Jundiaí, um ar constante e crescente de tecnologia, inclusive com a Incubadora Tecnológica, com cafés tecnológicos, meetuts e espaço de Coworking.
Nossa cidade tem em funcionamento, cerca de mil e oitocentas indústrias e, como destaque, além das maiores do mundo, um grande número de empresas dotadas de alta tecnologia e centros avançados de pesquisa. Estão sendo instaladas, gradativamente, cerca de 300 quilômetros de fibra ótica no município.
Por toda essa evolução e qualidade de vida, a nossa querida Jundiaí merece a reverência e orgulho de todos os que aqui vivem.

MESSIAS MERCADANTE DE CASTRO é professor da UNIANCHIETA e autor do livro “O Gerenciamento da Vida Pessoal, Profissional e Empresarial” – Ed. M. Books – SP e Gestor de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia de Jundiaí. E-mail: messiasmercadante@terra.com.br

MESSIAS MERCADANTE


Link original: https://www.jj.com.br/opiniao/messias-mercadante-jundiai-tecnologica/
Desenvolvido por CIJUN