Jornal de Jundiaí | http://www.jj.com.br

Renato Nalini: Gestos pequenos, resultados gigantes

JOSÉ RENATO NALINI | 27/12/2018 | 07:30

Gestos pequenos, feitos por pessoas simples, em lugares discretos, podem gerar profunda transformação na vida de inúmeros indivíduos. Essa é a constatação que deve inspirar a juventude, seja ela de qualquer idade, a tentar melhorar o mundo.
A vida só vale a pena se você fizer algo de que gosta e de que se orgulha. Não vale passar pela Terra estas poucas décadas reservadas a cada qual e ficar apreciando a paisagem ou reclamando das vicissitudes que o acometem. Ao contrário: se você acordar para o milagre resultante da ação movida pela vontade, verá que não há limites para o sonho.
A 4ª Revolução Industrial é uma ameaça consistente e uma promessa instigante. 702 profissões desaparecerão nos próximos anos. Você está preparado para mudar de ramo? Para enfrentar o inesperado?
O segredo é ser ousado, audaz e corajoso. Assumir a inovação como um visionário. Ainda que pareça utopia. Como dizia Cousteau: “não sabia que era impossível! Foi lá e fez!”.
O jovem tem um olhar crítico muito agudo. Ele enxerga o que está errado, o que não funciona, o que é perda de tempo. Daí o convite que uma situação que lhe parece calamitosa está a fazer: – “Como você resolveria esse problema? Se estivesse à direção, no comando, tivesse poder, o que faria?”. Ora: você tem um poder enorme de ser empreendedor criativo.
Empreender. Superar dificuldades. Veja o que acontece com o ambiente maltratado. Inúmeras as causas. Você não tem a receita para eliminar ou ao menos debilitar uma delas?
Examine a fragilidade e a miséria da educação em todos os níveis. Será que você não pode fazer nada para ajudar a criança ou o jovem a pensar? Veja o que acontece com a violência. Precisaremos conviver quanto tempo mais com a vergonhosa cifra de 60 mil mortes de jovens por ano? E o que acontece no trânsito?
Você não tem ideia de nada? Não teria uma solução ou encaminhamento? Então o mundo está mesmo perdido?
Não pode ser assim. Muita gente está mostrando que não. Trabalhar em contexto desafiador e adverso, persistir mesmo diante de retrocessos e frustrações. Mas confiar na sua possibilidade de melhorar a vida do semelhante. A satisfação que isso causa não tem preço. Tente e mude a sua história e a história de tantos outros que não têm sua inteligência, sua vontade e sua lucidez. O mundo precisa de você!

JOSÉ RENATO NALINI é reitor da Uniregistral, docente universitário, palestrante e autor de “Ética Geral e Profissional”, 13ª ed. – RT-Thomson

JOSE RENATO NALINI


Link original: http://www.jj.com.br/opiniao/renato-nalini-gestos-pequenos-resultados-gigantes/
Desenvolvido por CIJUN