OPERAÇÃO

Polícias Civil e Militar cumpriram mandados de prisão em Jundiaí e Região nesta quinta (13)

As polícias civil e militar realizaram nesta quinta-feira (13) operação para cumprimentos de mandados de prisão em Jundiaí e municípios da Região. Ações semelhantes ocorreram em todo o Estado de São Paulo e foram coordenadas pela Secretaria de Segurança Pública (SSP).

De acordo com o apurado pela reportagem, apesar do grande número de policiais envolvidos – cerca de 50, apenas da Polícia Civil -, poucas ordens judiciais puderam ser cumpridas, uma vez que os procurados não foram encontrados tanto em Jundiaí como nos municípios da Região.

Também não foram divulgados os resultados finais da operação, que teve início ainda no final da madrugada, com a divisão dos mandados entre as polícias civis e militar. Esta última, conforme apurou o JJ, teria ficado responsável pelos decretos judiciais mais recentes, enquanto à Civil foi incumbindo o cumprimento dos mandados de anos anteriores, incluindo de 2015.

Além de Jundiaí, foram feitas ações em Várzea Paulista, Itupeva, Campo Limpo Paulista, Itatiba, Louveira, Jarinu, Morungaba e Cabreúva. Tais municípios são compreendidos no campo de atuação da Delegacia Seccional de Jundiaí, que é a unidade administrativa responsável pela Polícia Civil da Região, e é coordenada pelo delegado Luiz Carlos Branco Junior.

Dos poucos capturados na operação, um deles tinha nada menos que 15 mandados de prisão contra si. Já as ordens judiciais objetivaram a detenção de autores de diversos tipos de crime, incluindo assaltos, estupros e tráfico de drogas, bem como devedores de pensão alimentícia.

Operação mensal
Ainda na Região, mensalmente são realizadas operações da Polícia Civil de curta duração. São ações que ocorrem desde anos anteriores e têm trazido números expressivos relacionados ao cumprimento de mandados de prisão e de busca e apreensão, além de prisões em flagrante e apreensões de drogas e de outros objetos de natureza ilícita.

Somente na última operação mensal, coordenada pela Delegacia Seccional de Jundiaí, 102 pessoas foram detidas em julho, incluindo 11 menores de idade acusados de ato infracional. Dos detidos, 33 foram presos em flagrante, enquanto 23 foram encaminhados às unidades policiais por conta de cometimento de crimes de menor potencial ofensivo. A operação também resultou na apreensão de 5.153 objetos ilícitos e 12 máquinas de jogos de azar, além de sete veículos. Seis automóveis, produtos de roubo ou furto, foram recuperados e devolvidos aos proprietários.

Outros números
De acordo com as estatísticas divulgadas pela SSP no dia 25 de agosto passado, 685 pessoas foram presas em flagrante, apenas em Jundiaí, entre os meses de janeiro e julho deste ano. Outras 260 foram capturadas em ações de cumprimento de mandados de prisão, com mais 69 menores apreendidos em flagrante e outros 12 detidos por força de mandados de busca e apreensão. Foram recuperados ainda 183 veículos, produtos de furto e roubo, e instaurados 1.541 inquéritos policiais. Já o número de apreensão de armas chegou a 49, com 227 ocorrências relacionadas ao tráfico de drogas.

Foto: Arquivo JJ

COMENTE

Loading Facebook Comments ...

Comente

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *