COMEMORAÇÃO

25 anos do Comitê das Bacias do PCJ

As celebrações dos 25 anos da instalação do Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (CBH-PCJ) começaram neste sábado (24), em Piracicaba. Jundiaí está na programação, com um evento programado para o dia 6 de dezembro.

O primeiro evento da programação ocorreu ontem pela manhã, na Câmara de Vereadores de Piracicaba. Durante a solenidade, 36 membros deste colegiado receberam homenagens pela relevante atuação em prol do meio ambiente e da água. No período da tarde, foi realizado um encontro festivo, que marcou o aniversário do PCJ. A confraternização reuniu autoridades, homenageados, parceiros, membros dos Comitês PCJ, representantes de entidades de recursos hídricos, órgãos gestores, diretorias atuais e antigas dos Comitês PCJ, além de colaboradores da Agência das Bacias PCJ.

Os homenageados em Piracicaba pelas suas ações nos 25 anos de instalação do CBH-PCJ foram: Sebastião Vainer Bosquilia, Cecília de Barros Aranha, Domênico Tremaroli, Astor Dias de Andrade, Adilson José Rossini, Waldemar Bóbbo, Francisco Antonio Moschini, Dejanira de Franceschi de Angelis, Petrus Bartholomeus Weel, João Primo Baraldi, Michele Consolmagno, Luiz Antonio Carvalho e Silva Brasi, Harold Gordon Fowler (in memoriam), Sérgio Rocha Lima Diehl, Nilton Piccin, André Elia Neto, José Luiz Cabral, Jorge Antonio Mercanti, Hugo Marcos Piffer Leme, Luiz Roberto Moretti, Marcos César Prado, Maria Aparecida Ribeiro Germek, Homero Scarso, Marcelo Poci Bandeira, Roberto Mario Polga, Paulo Henrique Pereira, José Rodolfo Penatti, Francisco Carlos Castro Lahóz, José Carlos Zambone, José Maria do Couto, José Roberto Fumach, Adriana Angélica Rosa Vahteric Isenburg, Raquel Junqueira Costa, Luiz Alberto Buschinelli Carneiro, Cláudia Grabher e Paulo Roberto Szeligowski Tinel.

A programação também vai enaltecer os 15 anos do Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ Federal) e os 10 anos do Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba-Jaguari (CBH-PJ1). No total, além de Piracicaba, os eventos ocorrerão nas cidades de Itapeva (MG), próxima de Camanducaia, parcela mineira das Bacias PCJ, Jundiaí e Analândia. No site www.pcj25anos.com.br é possível acessar todas as informações.

Programação

Em Itapeva, será realizado o seminário “O Histórico dos Comitês PCJ e retrospectiva do CBH-PJ1”, que resgatará os trabalhos já realizados nestes últimos 10 anos do CBH-PJ1 e anunciará os planos de atividades da nova diretoria. Agendado para 1º de dezembro, das 8h30 às 11h30, no Vale Suíço Resort (rodovia Fernão Dias, km 931, s/n – Bairro Monjolinho), em Itapeva (MG).

Em Jundiaí, para apresentar as ações e desdobramentos do projeto de macrodrenagem do Rio Jundiaí, divulgar os avanços, a história e os próximos passos sobre a alteração da classe de qualidade deste manancial, o seminário “Conquistas e Desafios da Bacia do Rio Jundiaí” reunirá várias autoridades na Câmara Municipal local (rua Barão de Jundiaí, 128, Centro), no dia 6 de dezembro, das 9h às 13h.

Continuando a programação, o plantio simbólico de mudas reforçará o Projeto Nascentes Analândia, priorizado no âmbito da Política de Mananciais PCJ, conforme Deliberação dos Comitês PCJ nº 284/2017, de 15/12/2017. A abertura será às 9 horas do dia 8 de dezembro, no Centro Comunitário Educacional e Cultural “Dirceu Mancini” (Rua Quatro, nº 732, Centro).

Após o plantio na Fazenda São Francisco, todos os convidados retornarão ao Centro Comunitário de Analândia para conhecer as diretrizes do projeto, definido para desenvolver a adequação ambiental de propriedades rurais e, em específico, o planejamento da restauração ecológica. Explanações sobre os trabalhos que envolvem os Comitês PCJ encerrarão o dia.

SOBRE OS COMITÊS

Os três colegiados que formam os Comitês PCJ – Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí e o Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba-Jaguari – são as instâncias máximas para a tomada de decisões sobre a gestão de recursos hídricos nas Bacias PCJ, com diretorias integradas.

O objetivo desses colegiados é promover debates e estabelecer metas e ações para o gerenciamento dos recursos hídricos compreendidos em sua área de abrangência, um total de aproximadamente 15,3 mil km2, sendo 92,45% no Estado de São Paulo e 7,55% em Minas Gerais, onde estão situadas as nascentes dos Rios Jaguari e Atibaia, que formam o Rio Piracicaba, assim como as nascentes do Rio Camanducaia.

A região das Bacias PCJ é formada por cerca de 5,7 milhões de habitantes e responde por cerca de 5% do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro e 14% do PIB de São Paulo. Engloba um expressivo parque industrial e uma agricultura diversificada, com cana-de-açúcar, pastagens e culturas irrigadas como flores e morangos.

Os Comitês PCJ abrangem 76 municípios (71 paulistas e cinco mineiros) e são compostos por representantes do governo federal, dos Estados de São Paulo e de Minas Gerais, dos municípios, usuários dos recursos hídricos e da sociedade civil. Sua gestão é descentralizada e participativa, e busca a convergência das decisões desses colegiados como forma de garantir o desenvolvimento e a continuidade da gestão dos recursos hídricos nas Bacias PCJ.

As nascentes dos rios Jaguari, Atibaia e Camanducaia formam o rio Piracicaba 

 

 

 

 

COMENTE

Loading Facebook Comments ...

Comente

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *