REGIÃO

Itupeva ganha nova Casa do Artesão neste domingo (13)

Com objetivo de valorizar o artesanato itupevense, o prefeito Marcão Marchi atendeu o pedido das artesãs e determinou que a Casa do Artesão passasse a funcionar em um novo lugar. As artistas deixam o centro da cidade e vão em direção à rota de turistas. O novo espaço será inaugurado neste domingo (13), às 10h.
“O artesanato é uma das belezas da nossa cidade. O trabalho que estas mulheres fazem é incrível e precisa ser mostrado, principalmente, para nossos turistas. Nós reformamos o prédio onde elas vão ficar e está tudo prontinho para que elas tenham ainda mais sucesso”, comentou o prefeito Marcão Marchi.

A primeira atividade das artesãs em Itupeva aconteceu em 1999, quando foi criada a Feira de Artesanato de Itupeva e o grupo de artesãos, então, iniciou suas exposições e vendas aos sábados.

O empenho das artesãs as levou a exposições no Antigo Casarão da Avenida Itália, ainda quando era um restaurante e a partir daí, participaram de Feiras de Artesanato na Praça do Milênio e passaram a expor e vender seus produtos em uma sala cedida no Center Fênix. Em 2014, inauguraram seu espaço na Praça São Paulo, onde ficaram até dezembro de 2018.

“Nesse espaço da Praça São Paulo, os turistas não têm tanta visibilidade e além disso, o trânsito e a falta de vagas de estacionamento acabavam afastando os turistas. No novo endereço, elas estarão na rota dos visitantes”, explicou Marcos Brunholi, secretário de Agricultura e Turismo.

O novo endereço é na Via Estevão Poli, 2029, próximo à cervejaria Rofer, o restaurante Paisà e o Queijo Colonial de Itupeva. Estes três estabelecimentos recebem um grande número de visitantes, principalmente, aos fins de semana. O horário de funcionamento será de quinta e sexta das 9h às 18h e aos sábados, domingos e feriados das 9h às 14h.

“Estou muito feliz pela mudança, pois há anos as artesãs lutam por um espaço próprio, que agora se torna realidade. É um privilégio poder participar desta mudança e assim fomentar o Turismo ainda mais para o nosso município. Agradeço à gestão do Marcão Marchi e à Secretaria de Agricultura e Turismo por nos ajudar a tornar este sonho possível!”, declarou Maria Isabel da Costa Santos, presidente da Casa.

Agricultores também vão comercializar

No novo espaço, os agricultores itupevenses poderão realizar a venda direta de seus produtos. Essa é uma iniciativa inédita da Prefeitura de Itupeva, que visa a valorização dos produtores rurais do município.

Homenagem

Além da mudança de endereço, há uma alteração na nomenclatura, passando agora para Casa do Artesão Margarida Maria Loloian Alves.

Margarida foi uma educadora, professora e diretora de escola. Após se aposentar, mudou-se para o bairro do Guacuri, em Itupeva. Nesta cidade reinventou suas atividades, lutou por melhorias e pela conservação do Meio Ambiente e áreas verdes, em especial o Parque do Guacuri, que ajudou a fundar. Neste local se dedicou às plantas e trabalhos manuais.

Elaborou um artesanato original a partir de cachos dos frutos de palmeiras. Com esse material fez lustres, arandelas de abajur, porta guardanapos, cachepôs e enfeites de parede. Também desenvolveu velas aromáticas com areia e pedras semipreciosas. Participou ativamente da Casa do Artesão e do Parque Guacuri em Itupeva até seus últimos dias.

PMI

COMENTE

Loading Facebook Comments ...

Comente

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *