SOLIDARIEDADE

Sítio Agar, de Cajamar, celebra 25 anos e precisa de ajuda

A Associação Sítio Agar completa no próximo dia 12 de outubro, no Dia das Crianças, 25 anos de funcionamento na cidade de Cajamar. Apesar desse momento festivo, a entidade ainda precisa de ajuda da comunidade para continuar seu trabalho. Atualmente, a instituição conta com cerca de 100 funcionários e uma equipe multidisciplinar, com psicólogo, assistente social, pedagogo e educadores e atende 85 crianças e adolescentes e 16 idosos. Além de manter uma grande estrutura física.

Segundo o fundador e presidente da entidade, Antonius Van Noije, conhecido como Frei Antonio, a entidade é mantida por verbas municipais, do estado e federal. “Porém, essas verbas não cobrem todos os gastos, por este motivo realizamos diversos eventos e mantemos nosso bazar para sobreviver e aceitamos doações”, diz.

Frei Antonio lembra que o Sítio Agar foi fundado em 1993 com o propósito de atuar como uma casa de apoio para crianças com HIV que foram abandonadas pelos pais. “No entanto, há cerca de três anos, a entidade passou a funcionar como uma casa transitória para crianças e adolescentes e também como casa de repouso para idosos, que chamamos de Casa Louisa”, explica.

A entidade atende pessoas como Pedro (nome fictício), de 14 anos, que está há dois anos no Sítio Agar. “Eu vivo normalmente por aqui, faço muitos amigos e também ajudo os novatos na adaptação. É uma rotina bem tranquila, que envolve estudos. Já superei o fato de não viver com minha família”, comenta o jovem.

Já o aposentado José Jovelino França, de 77 anos, vive no local há pouco mais de dois anos. “A vida por aqui é boa, em virtude da convivência com outras pessoas, possibilitando novas amizades. Além disso, o tratamento dos funcionários é muito bom. Gosto de todos por aqui”, confirma. Atualmente, além da sede principal, o Sítio Agar tem filiais em Várzea Paulista e Francisco Morato.

Programação
Para celebrar os 25 anos, Frei Antonio conta que preparou uma programação especial. No dia 10, haverá um café da manhã com a presença de autoridades, doadores e convidados. Já no dia 12, a entidade vai receber o bispo diocesano de Jundiaí, dom Vicente Costa, que celebrará uma missa, às 9h30. “Depois, teremos um almoço para os abrigados e funcionários”, destaca.

Para encerrar a comemoração, no dia 14, às 11h, a entidade terá um grande bingo, aberto público.  Mais informações sobre a entidade e doações no site www.sitioagar.org.br ou pelo telefone (11) 4448-1243. O Sítio Agar fica na rua Corumbataí, 50, Polvilho, em Cajamar.

Foto: Rui Carlos

COMENTE

Loading Facebook Comments ...

Comente

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *