Acervo

Aberta licitação para compra de notebooks e TVs


2014-09-28_18-52-25_1
Crédito: Reprodução/Internet

Os 81 senadores vão ter direito, a partir do ano que vem, a notebooks individuais com telas “touch screen”, novos painéis de votações no plenário e nas comissões, além de televisões de tecnologia “full HD” nos principais corredores da Casa. A aquisição dos equipamentos tem como objetivo “modernizar” a estrutura de trabalho dos congressistas, com gasto previsto de R$ 3,7 milhões.

O Senado vai abrir pregão para a aquisição das máquinas no dia 30 de setembro. Em 2011, a Casa comprou tablets e smartphones para todos os congressistas -- que podem ser levados de uma sala para outra --, mas o Senado justifica a nova aquisição ao afirmar que os notebooks nas comissões garantem “disponibilidade” dos computadores a todos os senadores.
As compras serão realizadas na gestão do presidente Renan Calheiros (PMDB-AL), que assumiu o comando do Senado no ano passado com a promessa de corte de gastos. Apesar de ter reduzido despesas da Casa, Renan não diminuiu os benefícios diretos dos congressistas.

No total, serão 364 notebooks com tela sensível ao toque instalados no plenário principal da Casa e nas oito comissões. O plenário já conta com 81 computadores individuais nas bancadas de cada parlamentar, mas a Casa vai trocar os equipamentos instalados há cinco anos porque considera os atuais “no final de sua vida útil”. 


Notícias relevantes: