Acervo

Após 35 anos, governo de SP encerra acordo com Dieese


desemprego
Crédito: Reprodução/Internet

A Fundação Seade, órgão do governo de São Paulo, decidiu encerrar um acordo de 35 anos com o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese) para a realização mensal da Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED) na Região Metropolitana de São Paulo.

O levantamento começou a ser feito mensalmente a partir de 1984, quando a país passava por uma grave crise econômica e a Pesquisa Mensal de Emprego (PME) realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) não trazia indicadores específicos para cada estado.

“A atuação conjunta do governo e da sociedade civil – experiência pioneira na produção de dados no país – objetivou garantir a democratização da disseminação das informações e a produção de indicadores mais adequados para analisar a evolução do mercado de trabalho, tendo em vista subsidiar a formulação de políticas públicas ”, afirma o Dieese sobre a criação da PED.

Em comunicado oficial, o Seade afirmou que a PED foi encerrada em julho deste ano devido à reformulação das pesquisas domiciliares realizadas pelo IBGE.


Notícias relevantes: