Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Wilson Poit: História de superação inspira público no CIESP Jundiaí

Da Redação | 13/11/2019 | 19:19

Autor do livro “O não você já tem, então vá à luta” que deu título à palestra nesta quarta-feira (13), no CIESP Jundiaí, Wilson Poit, superintendente do Sebrae SP, contou sua história de vida, da infância pobre em Rinópolis, no interior de São Paulo, para o sim com a Poit Energia, empresa vendida em Londres, em 2012, por cerca de R$ 400 milhões.

Há quem não consiga se livrar de uma realidade de dificuldades e há quem a supere: Wilson Poit está no segundo time, com uma história de superação, empreendedorismo e perseverança. Poit acredita que como já tem o não, ele não tem nada a perder se for atrás do sim. “O não é um gatilho que permite às pessoas perderam a vergonha, mesmo diante das dificuldades e das pessoas que não acreditam nos seus sonhos”, explicou.

Sua história empreendedora começou com venda de sorvete, reparos de eletricidade até conseguir fazer uma faculdade de engenharia elétrica. Teve várias empresas e atualmente é diretor superintendente do Sebrae SP.

O empenho em desenvolver cada vez mais as estratégias de negócio não lhe rendeu apenas expertise, mas também o transformou em exemplo de persistência para outras pessoas que buscam, hoje, ter o próprio empreendimento. Wilson tem em sua bagagem muitos nãos, mas sem nunca desistir de buscar um sim. “Busquei motivação nas necessidades que passei: tive um pai muito severo que foi fundamental para que eu buscasse sempre mais”, garantiu.

Wilson é Empreendedor Endeavor desde 2002 e recebeu em 2009 o Prêmio “Empreendedor do Ano” da Ernst&Young (EY). Avaliando o cenário atual, Poit acredita que este é um bom momento para empreender. “Sou muito otimista, meus negócios cresceram muito em momentos de crise. Acredito muito nesta equipe econômica e confio que o país está no caminho certo. O Estado brasileiro ficou muito grande, o governo tem que se preocupar com educação, saúde, segurança, assistência social e mobilidade, seja em nível federal, estadual ou municipal”, avaliou.

Durante o encontro, ele deu dicas para aqueles que querem começar o seu próprio negócio, como a importância de atrair boas pessoas e fazer sucessores, como o pragmatismo é sempre melhor que o radicalismo e que práticas não éticas ou desvios de caráter acabam destruindo qualquer projeto maior.

Desde abril de 2019, Poit está à frente do Sebrae SP como diretor superintendente. “Entre as minhas prioridades estão a capacitação do empreendedor, principalmente, chegar mais perto dos mais jovens. Vou trabalhar para levar educação empreendedora nas escolas. Em Jundiaí, por exemplo, 5.800 crianças têm aulas de empreendedorismo, a partir de um convênio da Prefeitura com o Sebrae. Quero também levar o Sebrae para a era digital, promovendo um Sebrae sem papel, destravar a burocraci, melhorando o acesso das pessoas e ampliar nossa presença nos municípios: hoje estamos em 250 municípios, mas o Estado de São Paulo tem 646 municípios, então, tem os muito para crescer ainda”, garantiu.


Leia mais sobre | |
Link original: https://www.jj.com.br/brasil-e-mundo/com-sua-historia-de-superacao-wilson-poit-inspira-o-publico-no-ciesp-jundiai/
Desenvolvido por CIJUN