Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Dengue avança e país ja registra 229 mil casos

Folhapress | 25/03/2019 | 12:46

Após trégua, a dengue voltou a avançar neste ano em diferentes regiões do país. Dados de um novo boletim do Ministério da Saúde, divulgado nesta segunda-feira (25), contabiliza 229.064 casos até 16 de março.

Para comparação, no mesmo período do ano passado, foram 62.900 casos, o que representa um crescimento de 224%.

O total de casos neste ano, porém, ainda é menor em comparação ao último em que houve epidemia da doença -caso de 2016 quando houve 857.344 registros apenas de janeiro a março.

Ainda assim, o alto número de casos de dengue tem preocupado autoridades de saúde. A avaliação é que, após quase três anos com casos em queda, equipes de saúde podem ser pegas de surpresa pelo novo avanço da doença, cujo diagnóstico rápido é fundamental para evitar o agravamento dos casos.

“O Brasil vem de dois anos seguidos com baixa ocorrência de dengue, portanto é necessário que os profissionais de saúde estejam atentos a esse aumento de casos. Quanto mais cedo o paciente for diagnosticado e der início ao tratamento, menor o risco de agravamento da doença e de evoluir para óbito”, afirma o secretário de vigilância em saúde do ministério, Wanderson Oliveira.

Somente neste ano, já foram confirmadas 62 mortes pela doença, um aumento de 67% em comparação ao mesmo período de 2018. Deste total, 31 foram registradas em São Paulo.

 

T_dengue1


Link original: https://www.jj.com.br/brasil-e-mundo/dengue-avanca-e-pais-ja-registra-229-mil-casos/
Desenvolvido por CIJUN