Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Em um dia, casos suspeitos de coronavírus sobem para 85 no estado de SP

DAS AGÊNCIAS | 27/02/2020 | 17:24

Após a confirmação de um caso do novo coronavírus em São Paulo na quarta (26), o governo do estado afirmou hoje que existem 85 pacientes com suspeita de contaminação pela doença. Em anúncio realizado ontem, a secretaria de saúde de São Paulo havia dito que trabalhava com 11 suspeitas. O Ministério da Saúde divulgou nesta quinta-feira (27) que há 132 casos suspeitos de coronavírus no Brasil. Há ainda outras 213 notificações que não ainda analisadas pela equipe do ministério.

Helena Sato, diretora do Centro de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde do Estado, afirmou hoje em entrevista coletiva que os pacientes apresentam as condições específicas para serem enquadrados em casos suspeitos: tosse, febre, coriza e viagem para regiões de risco nas últimas duas semanas.

“Entre esses 85 casos suspeitos, temos dois comunicantes do caso inicial [do homem em que foi detectada a presença do vírus]. O mais importante é ressaltar que todos estão muito bem, e estão em acompanhamento domiciliar”, disse Sato.

Por conta do caso confirmado, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, afirmou que irá antecipar a campanha de vacinação contra gripe. Dessa forma, a ação vai começar no próximo dia 23 e contará com auxílio do Instituto Butantan, que vai disponibilizar à pasta 75 milhões de doses da vacina. Essas vacinas, no entanto, não imunizam contra o coronavírus.

Segundo o coordenador do Centro de Contingência do Covid-19 em São Paulo, o médico infectologista David Uip, o número de vacinas corresponde a um décimo da produção mundial das vacinas contra gripe.

“Essa vacina deixa o indivíduo protegido de cepas de influenza, por exemplo, e outras que são milhares de vezes mais comuns. (…) Essa campanha também vai ajudar os profissionais da saúde, vai auxiliar no raciocínio do médico quando ele souber que a pessoa já passou por uma vacinação, para que pense em outros tipos de viroses”, afirmou Mandetta.

Caso

O Brasil teve ontem o primeiro caso confirmado de coronavírus no país. Um homem de 61 anos, que tinha acabado de voltar da Itália, testou positivo para o covid-19.

Ele viajou para a região de Lombardia, ao norte do país europeu.  Além dele, outras 30 pessoas com quem teve contato durante um almoço familiar estão sendo monitoradas. O homem está em isolamento domiciliar.


Link original: https://www.jj.com.br/brasil-e-mundo/em-um-dia-casos-suspeitos-de-coronavirus-sobem-para-85-no-estado-de-sp/
Desenvolvido por CIJUN