Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Facebook não garante ferramenta de transparência para eleições no Brasil

DA FOLHAPRESS | 22/03/2018 | 18:38

O Facebook Brasil corre contra o tempo, mas ainda não pode garantir que viabilizará, para a eleição presidencial deste ano, o principal mecanismo de transparência política da plataforma. A ferramenta vem sendo testada desde outubro no Canadá e consiste, basicamente, na introdução de uma aba na página de cada candidato, divulgando todos os anúncios que a campanha impulsionar, ou seja, pagar para conseguir maior disseminação. Questionado quando ela estará disponível no Brasil, o diretor de Políticas Públicas do Facebook no país, Murillo Laranjeira, afirmou: “Esse é o ponto, porque os engenheiros estão trabalhando nisso agora”. Acrescentou: “A gente está fazendo todo o esforço possível e espera que esteja disponível para a eleição no Brasil”.

Mark Zuckerberg, presidente do Facebook, declarou em entrevista à CNN na quarta (21) que está comprometido a “fazer tudo para garantir a integridade dessas eleições no Facebook”, referindo-se especificamente às “grandes eleições” no Brasil e na Índia. Aprovado em outubro no Brasil, o financiamento público do impulsionamento de propaganda eleitoral, em plataformas como Facebook, Google e WhatsApp, levou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a chamar as empresas a Brasília. “A principal exigência do TSE é a questão da transparência, então nós estamos fazendo todos os esforços para que, na medida em que as ferramentas de transparência sejam lançadas, elas possam vir para o Brasil”, diz Laranjeira.


Link original: https://www.jj.com.br/brasil-e-mundo/facebook-nao-garante-ferramenta-de-transparencia-para-eleicoes-no-brasil/
Desenvolvido por CIJUN