Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Forças de segurança simulam explosão

| 01/06/2014 | 00:01

As forças de segurança e defesa do Rio realizaram uma simulação de ataque terrorista nas estações de trem da Cidade Nova (centro) e Estácio (zona norte) na manhã deste sábado,31, como preparação para a Copa do Mundo. Com 270 participantes entre civis e militares, os passageiros da Cidade Nova (único exercício que pôde ser acompanhado pela imprensa) foram resgatados e atendidos nas estações com auxílio de agentes da concessionária Metrô Rio, militares do Exército e do Corpo de Bombeiros, e policiais civis e militares.

Na simulação, um artefato radiológico explodia em um vagão do metrô em movimento. Na plataforma da estação, sem máscaras ou luvas, agentes da concessionária chegaram após três minutos para ajudar nos primeiros socorros às vítimas. Dez minutos depois da explosão, chegou uma equipe de reforço, com luvas, porém sem máscaras de gás, que fez a primeira análise do nível de contaminação dos passageiros. 

Os bombeiros chegaram depois de 16 minutos da explosão usando máscaras, luvas e uniforme adequado para a simulação. 

Copa – Responsável pela Divisão de Defesa Química, Biológica e Nuclear do Exército, o tenente-coronel Paulo Cabral considerou a ação “um sucesso”. Durante a Copa, será montado um gabinete de crise para definir as ações que serão seguidas para socorro das vítimas, do qual participarão o comandante da 1ª Divisão de Exército, além de um representante da secretaria estadual de Segurança e da Defesa Civil do Rio, da Prefeitura e da Polícia Federal.


Link original: https://www.jj.com.br/brasil-e-mundo/forcas-de-seguranca-simulam-explosao/
Desenvolvido por CIJUN