Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Guaidó sai da prisão e prega deposição de Maduro

Folhapress | 30/04/2019 | 09:09

O líder da oposição, Juan Guaidó, e o preso político Leopoldo López, que estava impedido de sair de casa, em prisão domiciliar, foram no início da manhã desta terça-feira (30) até a base militar de La Carlota, em Caracas, acompanhados de militares dissidentes. “Hoje soldados que são valentes vieram até aqui porque nosso primeiro de maio começou hoje. Estamos chamando as Forças Armadas para acabar com a usurpação hoje.”

Guaidó deu as declarações por meio de um vídeo publicados em suas redes sociais, no qual aparece cercado de militares que o apoiam, armados, e ao lado de López. Também nas redes sociais, Gauidó afirmou que está “dando início à fase final da Operação Liberdade”.

Não se sabe, até a publicação deste texto, como teria sido a libertação de Leopoldo Lopez. Eram 6h (7h no Brasil), quando Caracas despertou de modo tenso. Após as declarações do líder oposicionista, o dia amanhece com muitas buzinas soando nas ruas, gente caminhando e gritando. Também eram ouvidos panelaços.

O governo fechou o trânsito nas principais vias perto da base de La Carlota. Agentes atiram bombas de gás lacrimogêneo em quem tenta chegar perto.

Por meio das redes sociais, o ministro da Comunicação do governo, Jorge Rodríguez, pulicou que “nestes momentos, estamos enfrentando e desafiando um reduzido número de efetivos militares traidores que se posicionaram para tentar um golpe de Estado”.

O ministro da Defesa da Venezuela, Vladimir Padrino, porém, afirmou que há normalidade nos quartéis. Nas redes sociais, publicou que “a Força Armada se mantém firme na defesa da Constituição e de suas autoridades legítimas. Todas as unidades militares das oito regiões de defesa integral reportam normalidade em seus quartéis e bases, sob mando de seus comandantes naturais”.

 

guaidó


Link original: https://www.jj.com.br/brasil-e-mundo/guaido-sai-da-prisao-e-prega-deposicao-de-maduro/
Desenvolvido por CIJUN