Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Ministra Damares decide demitir secretária Tia Eron

FOLHAPRESS | 05/05/2019 | 11:00

A ministra dos Direitos Humanos, Damares Alves, decidiu demitir a secretária nacional de Políticas para Mulheres, a ex-deputada federal Tia Eron (PRB-BA).
A decisão já foi comunicada pela ministra à ex-parlamentar e deve ser publicada na edição de amanhã do “Diário Oficial da União”.
O posto será ocupado pela também ex-deputada federal Rosinha da Adefal (Avante-AL), que é hoje secretária-adjunta da estrutura e que deve assumi-la de forma definitiva.
Nas últimas semanas, a ministra vinha reclamando do desempenho de Eron no cargo. Para ela, a secretária não atendeu às expectativas.
Uma das queixas era a falta de políticas eficientes para o combate à violência doméstica no país. A avaliação era também de que ela não tinha uma boa relação com sua equipe.
Eron ganhou fama em 2016, quando deu o voto de minerva na decisão do Conselho de Ética que pediu a cassação do ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (MDB-RJ). Membro da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) à época, ela deu o voto que selou a aprovação do relatório que pedia a perda de mandato de Cunha, hoje preso.
Depois de protagonizar o episódio, Eron assumiu a secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza de Salvador, sob a gestão de ACM Neto. Ela, que era parte da bancada evangélica da Casa, disputou as eleições de 2018, mas não conseguiu ser reeleita. Tia Eron foi anunciada pela ministra Damares Alves (Mulher, Família e Direitos Humanos) em sua posse, no dia 2 de janeiro.
Em 2014, foi a segunda deputada federal mais votada em Salvador, onde foi vereadora por quatro mandatos consecutivos, sempre com votações expressivas. Entrou na política em 2000 com o apoio da Universal, tornando-se a primeira mulher negra vereadora em Salvador.
Antes, ganhou notoriedade na igreja, onde atuou como professora da Escola Bíblica Infantil. Ensinava para as crianças enquanto os pais frequentavam os cultos, e por isso ganhou o apelido de Tia Eron.

T_Ministra Damares


Link original: https://www.jj.com.br/brasil-e-mundo/ministra-damares-decide-demitir-secretaria-tia-eron/
Desenvolvido por CIJUN