Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

OMS suspende temporariamente testes com hidroxicloroquina

Da Redação | 25/05/2020 | 15:33

Uma pesquisa que mostra os riscos de se usar a hidroxicloroquina no tratamento de coronavírus, publicada pela revista The Lancet, levou a Organização Mundial de Saúde (OMS) a suspender os testes com o medicamento. O anúncio foi feito por Tedros Ghebreyesus, diretor-geral da Organização. As informações são do site UOL.

Segundo Tedros, a “pausa” nas pesquisas será adotada até que a questão da segurança do remédio seja avaliada em detalhe. A pesquisa com 96 mil pacientes publicada na revista científica diz que o uso desse medicamento pode estar relacionado a um aumento no risco de morte por problemas cardíacos, como arritmia.

A OMS insistia que não tinha evidências científicas do resultado positivo da hidroxicloroquina. Mas decidiu incluir o remédio nas pesquisas que estava conduzindo em cerca de 400 hospitais pelo mundo. Diante da constatação da revista de que o remédio pode representar um risco, a decisão foi a de suspender por enquanto a continuação dos testes.

Soumya Swaminathan, cientista-chefe da OMS, explicou que, diante da incerteza, a opção da OMS foi pela “cautela” e suspendeu temporariamente os testes. “Queremos usar o remédio. Mas se for seguro”, disse. Segundo ela, o resultado da revisão deve ser anunciado em uma ou duas semanas


Link original: https://www.jj.com.br/brasil-e-mundo/oms-suspende-temporariamente-testes-com-hidroxicloroquina/
Desenvolvido por CIJUN