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Sem proteção: Falha na Vivo expõe dados de 24 milhões de clientes

Da Redação | 05/11/2019 | 21:51

Uma falha em um site da empresa de telecomunicação Vivo expôs as informações pessoais de pelo menos 24 milhões de clientes. O problema foi descoberto pelo grupo de pesquisadores de segurança Whitehat Brasil, que busca identificar brechas em sites que dispõem de grandes bases de dados.

Reportado inicialmente pelo site Olhar Digital e confirmado pela reportagem, o furo de segurança que expunha milhões de brasileiros estava presente na página “Meu Vivo”.

É por meio dela que clientes acessam seu perfil e podem ver detalhes dos serviços prestados pela empresa –internet, telefonia fixa, celular ou TV paga. O site saiu do ar no início da tarde desta terça-feira (5), provavelmente para corrigir o problema.

Até então, era possível obter as seguintes informações de clientes da Vivo: endereço, telefone e celular, data de nascimento, CPF e nome da mãe. A Vivo informa que está apurando o caso e que “revisa constantemente as políticas e os procedimentos de segurança”.

A reportagem conversou com um dos pesquisadores da Whitehat Brasil, que preferiu não se identificar. Ele classificou o erro encontrado na página da Vivo como “tosco” e “bem besta”.

Disse ainda que descobriu o erro quase que sem querer. Como sabe que qualquer plataforma está sujeita a falhas que podem deixar dados de clientes expostos, ele testa a segurança de serviços dos quais é cliente. Foi o caso da Vivo. Como o sistema já está fora do ar, é possível descrever como a brecha foi encontrada.


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