Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Tornado deixa 3 mortos e mais de 160 feridos em Cuba

Folhapress | 28/01/2019 | 08:30

Um tornado que atingiu Cuba na noite de domingo (27) deixou três mortos, 172 feridos e parte da cidade de Havana entre escombros e a penumbra. Trata-se do primeiro tornado a atingir a ilha caribenha em décadas.
O dirigente cubano, Miguel Díaz-Canel, percorreu as ruas da capital durante a madrugada de segunda-feira (28) para supervisionar os trabalhos de resgate.

“Estamos percorrendo os locais afetados pelo fenômeno atmosférico de grande intensidade em Regla [município de Havana]. Os danos são severos. Várias brigadas trabalhando no restabelecimento”, escreveu o presidente nas redes sociais.

“A força dos ventos do tornado pode ser comparada à de um furacão de categoria 4 ou 5, embora seu impacto tenha sido mais localizado”, afirmou o porta governista Cubadebate.

No bairro de Galicia, o Hospital Materno Infantil estava sendo esvaziado devido a danos em suas instalações. “Forte tornado em Havana. Me pegou na rua, no carro, com minha mulher e meus filhos. Tive de ir me esquivando de árvores caídas, inundações, fortes ventos, até chegar em casa. Passamos um grande susto”, afirmou o ator Luis Silva.

O tornado se deu em meio a uma esperada tempestade que já afetava a zona oeste de Cuba, com rajadas de até 100 kn/h e penetração do mar. A tormenta se prolongava na madrugada desta segunda-feira.

tornado em cuba1


Link original: https://www.jj.com.br/brasil-e-mundo/tornado-deixa-3-mortos-e-mais-de-160-feridos-em-cuba/
Desenvolvido por CIJUN