Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Aplicativo auxilia comerciantes a identificar notas falsas

| 16/06/2014 | 00:05

A aplicativo Dinheiro Brasileiro, disponibilizado pelo Banco Central (BC) para celulares e tablets desde o último dia 11, promete ajudar os comerciantes a evitar a circulação de cédulas de dinheiro falsas. Quem baixar o programa eletrônico poderá identificar, em segundos, se as características físicas do papel condizem com as cédulas emitidas pela Casa da Moeda.

Responsável pela Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Jundiaí, Marcel Fehr destaca o uso da tecnologia em combate à criminalidade. “Acredito que será um novo recurso a favor do comerciante”, revela, mesmo não conhecendo o programa. O delegado também adianta que poucos boletins de ocorrência são registrados em Jundiaí sobre a propagação de notas falsas.

“Neste ano foram apenas quatro.” Mesmo com a baixa incidência no município, o delegado orienta práticas para que comerciantes evitem o golpe. “Além do aplicativo, outras técnicas podem ser utilizadas, como canetas específicas para riscar as cédulas e a observação de comportamentos suspeitos”, explica.

Clique aqui para baixar o aplicativo no Google Play


Link original: https://www.jj.com.br/ciencia-e-tecnologia/aplicativo-auxilia-comerciantes-a-identificar-notas-falsas/
Desenvolvido por CIJUN